terça-feira, 9 de junho de 2009

Com a confiança em alta, consumidor tende a garantir as compras no Dia dos Namorados, aponta Fecomercio

Apesar de a intenção de dar presentes ficar no mesmo nível que a do ano passado, sondagem realizada pela entidade indica também que o número de paulistanos que preferem quitar dívidas a dar presentes aumentou

A crise não é problema para os apaixonados. Sondagem realizada pela Fecomercio indica que os paulistanos têm intenção de comprar presentes para comemorar o Dia dos Namorados, indicando que 67,7% dos consumidores vão às compras este ano. O número está praticamente igual ao do ano passado, que foi de 67%. A porcentagem de namorados que preferem quitar uma dívida a dar presente aumentou 25% em relação ao ano passado, passando de 65% para 81,4%. A sondagem foi realizada dia 3 de junho com 1.117 consumidores paulistanos.

“Esse resultado mostra o amadurecimento do consumidor em relação à administração de suas finanças. Existe uma procura por um equilíbrio em suas contas”, afirma Guilherme Dietze, economista da Fecomercio. As informações da sondagem mostram ainda que o número de paulistanos que não tem condições financeiras para comprar presente registrou 31,9%.

Segundo o economista, o fato de a intenção de dar presentes para comemorar a data estar similar ao ano passado aponta que as datas comemorativas não terão resultados tão ruins como se previa no início do ano. “O comportamento dos consumidores em relação a datas comemorativas está igual ao de 2008”, avalia Dietze.

O valor médio dos presentes também está no mesmo padrão: R$ 58,00. No ano passado, o esse valor era de R$ 55,00. A maioria, 64%, pretende pagar o presente à vista enquanto 32% com cartão de crédito e 1,9% com outras modalidades.

Vestuários e calçados continuaram como os preferidos como forma de presente, com 39% da preferência. Em seguida vem perfumes e cosméticos com 12%. A liderança também coincide para quem gostaria de ganhar esse tipo de produto, com 25,4% da preferência, mas em segundo lugar vem o aparelho celular com 9,2%.

A maioria dos consumidores (80%) faz pesquisa antes de decidir qual presente pretende comprar, contra 19% que não faz. A média é de até três estabelecimentos pesquisados. Também prevalecem os que compram presentes com uma semana antes (49%). Os que deixam para comprar na véspera totalizam 38%.

O número de paulistanos que preferem comprar presente após a data para aproveitar uma boa promoção ficou praticamente igual ao que compra o presente antes, resultando em 50% e 49% respectivamente.