terça-feira, 23 de junho de 2009

Consumidor já começa a regularizar dívidas

Registros junto ao SPC da CDL/BH caíram 10,37% em maio. Houve aumento de 2,89% no volume de pessoas que regularizaram seus débitos

O final dos pagamentos de início do ano como IPTU, IPVA, matrícula e material escolar aliado à melhora no cenário econômico levaram os números de registros no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) caírem 10,37% em maio na comparação com o mês de abril. Para o presidente da CDL/BH, Roberto Alfeu, os primeiros quatro meses do ano sempre apresentam aumento da inadimplência. “Sem planejamento financeiro, o consumidor se descontrola com tantos compromissos a serem pagos nos primeiros meses do ano, além das compras de Natal”, afirmou.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior (Maio.09/Maio.08) houve queda de 7,47% no número de registros. No acumulado do ano (Jan-Mai.09/Jan-Mai.08) a queda foi de 8,84%. “Esta redução deve-se ao maior controle dos empresários na concessão do crédito e ao fato das pessoas estarem mais cautelosas, evitando consumir por impulso”, afirmou o presidente da CDL/BH.

Cancelamentos – O volume de cancelamento de registros que ocorre quando as pessoas regularizam seus débitos junto ao SPC da CDL/BH apresentou aumento de 2,89% em maio quando comparado ao mês anterior. Para o presidente da CDL/BH, à medida que os consumidores conseguem regularizar o orçamento, procuram quitar suas dívidas.

A maioria dos cancelamentos de registros foi feito pelos consumidores do sexo masculino (57,44%) e as mulheres responderam por 42,56%. Por faixa etária, a maioria dos cancelamentos foi realizada pelos consumidores com idade ente 30 e 39 anos (25,10%) e a minoria ocorreu com maiores de 65 anos (10,07%). Já os consumidores com idade ente 40 e 49 anos responderam com 23,10% dos cancelamentos, seguido de os de idade entre 50 e 64 (20,27%), de 25 a 29 (12,66%) e de 18 a 24 anos (8,80%). Na comparação com o mesmo mês do ano anterior (Mai.09/Mai.08) houve queda de 13,67% no número de cancelamento de registros. No acumulado do ano (Jan-Mai.09/Jan-Mai.08) houve queda de 15,43%. “O ano de 2008 configura-se em uma base forte de comparação, em função das boas condições do cenário econômico”, explicou Alfeu.

Perfil da inadimplência - Em maio de 2009 registrou-se maior número de inadimplentes na faixa até R$ 500 (66,5%). “A concentração em valores baixos é explicada pelo número maior de parcelas escolhida pelo consumidor. Quanto maior o número de parcelas, menor seu valor (apesar de maior ser o montante pago em juros)”, afirmou o presidente da CDL/BH. “A inadimplência por sua vez, decorre do acúmulo de obrigações e do comprometimento da renda por períodos mais longos”, completou.

Tempo de inadimplência – Os consumidores prezam por manter o “nome limpo”. A maioria ficou inadimplente até 13 dias (37,85%), seguido de 30 dias (24,93%). Pesquisa realizada pela CDL/BH apontou que as maiores causas da inadimplência entre os consumidores são: perda do emprego, doença na família e “emprestar o nome” para outra pessoa que não quita as dívidas.

Horário das compras - Em maio de 2009 a maioria das compras realizadas no comércio de Belo Horizonte foi de 12 as 18 horas, pois muitos consumidores aliam o horário do almoço com as compras nas lojas do hipercentro, Savassi e centros comerciais, que encerram as atividades mais cedo, ao contrário dos shoppings.