quarta-feira, 24 de junho de 2009

Criatividade no shopping para reter consumidor

Os shopping centers acreditam que se adaptaram ao novo ambiente da economia e estão atravessando bem o momento de crise.

Para o presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Marcelo Carvalho, que esteve ontem em Porto Alegre para participar do Fórum de Marketing, a estratégia acertada que permitiu elevar as vendas em meio à turbulência foi a aposta em ações de marketing para atrair e reter o consumidor por mais tempo nos centros de compras.

– Estamos enfrentando bem a crise e usando a criatividade para que o consumidor tenha mais de um motivo para ir ao shopping e permaneça lá pelo maior tempo possível, com promoções, brindes e o uso dos espaços. Um exemplo são eventos como o Donna Fashion Iguatemi, que atrai um público diferenciado, e a exposição Corpo Humano no Barra Shopping Sul – disse Carvalho.

Mesmo em período de crise, os números da associação apontam crescimento do setor. O primeiro quadrimestre teve aumento de 4% das vendas sobre o mesmo período do ano passado, e a expectativa é de que 2009 tenha faturamento de 6% a 8% superior ao de 2008. Nesse cenário, dados da Abrasce apontam 21 novos shoppings inaugurados este ano, e há outros 18 previstos para 2010. Mas, para 2011, pode haver redução das novas construções.

– Os shoppings que estão com obras em andamento serão inaugurados normalmente. O que o mercado como um todo está pensando é se este é um momento para lançamentos.

Fonte: Zero Hora