quinta-feira, 25 de junho de 2009

Dúvida de leitores: Começando um negócio...

Pergunta anônima enviada como comentário no blog.

Bom dia,
Quero montar uma casa de construcao, minha cidade nao é muito grande. Como começo? Que materiais devo comprar primeiro? quais são "o basico" para uma loja?

Me ajude por favor. Desde já agradeço.



Pois é.

Infelizmente não existe uma "receita" pronta para uma loja de sucesso.
Não há como montar uma loja sem um estudo de mercado primeiro.

Aconselho a você os seguintes passos (a dica também é válida para todos que sonham em montar um comércio como negócio, mas nunca tiveram experiência ou informação sobre o assunto):

Se voce nunca trabalhou com comércio, ou pouco entende sobre o assunto, principalmente sobre o mercado de materiais para construção, acredito que o melhor é buscar entidades como o Sebrae, ou no seu caso especificamente a Anamaco (Associação Nacional do Varejo de Materias de Construção - www.anamaco.com.br), ou a Acomac (entidade regional) de sua região.
Essas entidades tem como objetivo darem suporte e conhecimento à quem deseja entrar no ramo. O Sebrae tem o Empretec que é um excelente, barato e rápido curso preparatório para quem deseja se tornar um empreendedor.

Mas vamos à loja:

Eu lhe aconselharia a começar pelo começo, ou seja, os materiais básicos de uma construção, como cimento, pedra, tijolos, blocos, telhas, etc.
Isso costuma a funcionar na maioria das regiões e cidades do país, nao dependendo do perfil da cidade ou da população.
Entretanto, voce nao me informou qual o porte da loja que pretende montar (imagino, e baseio as respostas em uma loja de pequeno porte), e nem como é sua cidade.

Em cidades que possuem um potencial de consumidores com poder de compra mais elevado, dependendo do caso, e da oportunidade de mercado, você pode criar uma loja especializada em um segmento de construção, como tintas, ferragens e ferramentas, acabamentos, iluminação, entre outros.

Eu acredito que você deve buscar ser sempre o melhor no que faz. Se em sua cidade já existem muitos concorrentes que vendem materiais básicos, e que ja atendem bem a regiao na qual voce pretende implantar a loja, acredito que um bom caminho é buscar uma segmentação para sua loja, focar em um tipo de produto, algo que o destaque da concorrência. Do contrário, você estará fadado a tentar ser sempre o mais barato, e ver sua lucratividade reduzida. Trabalhar com material básico pode ser o inicio que voce precisa, mas denota entrega, caminhões, motoristas....ao passo que trabalhar com um segmento como tintas por exemplo, na maioria das vezes, o próprio cliente é que acaba retirando a mercadoria na loja.

Espero ter lhe ajudado

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
www.falandodevarejo.blogspot.com