segunda-feira, 29 de junho de 2009

Dúvida de leitores: Filial ou novo mercado?

Pergunta enviada por Thiago Telles

Boa tarde Caio

Visito seu blog diariamente e acho que ele agrega muito para nós varejistas. Parabéns por sua idéia.

Somos uma rede de lojas de calçados com um histórico de 23 anos no mercado, hoje a concorrência em nossa cidade aumentou demais, mas mesmo assim conseguimos continuar crescendo, mas é claro que em menor escala. Nosso foco é a classe B e C, sendo que em 80% dos casos são mulheres.

Hoje estamos com idéia de ampliar a nossa rede, que conta com 4 lojas. Mas dentro do panorama acima citado seguem nossas dúvidas:

1º Temos uma idéia de abrir uma loja em uma cidade maior o que daria uma maior referência para nossa marca, mas os custos são muito mais altos e concorrência é tão grande ou maior que em nossa cidade.

2º Temos a opção de abrir uma filial em uma cidade vizinha a nossa, só que esta cidade é bem menor em questão de habitantes, mas os pontos positivos seriam o custo e que praticamente não existe concorrência

3º Temos a opção de abrir um loja de esportes, que sairia de nosso foco mas em compensação é um ramo de negócio que está crescendo rapidamente

Dentro destas 3 opções qual delas você acha mais interessante?

Desde já agradeço
Thiago Telles

Olá Thiago.

Thiago, gostaria primeiramente de lhe dar os parabéns. Você soube definir muito bem quem você é, quem você deseja ser e o que os prós e contras de suas possibilidades.
Sempre falo que esse é o primeiro passo para um projeto de sucesso.

Primeiramente falando, vamos falar sobre a loja de esportes. Se vocês vem uma nova oportunidade com esta loja, sigam em frente. Mas todo novo negócio deve ser encarado de maneira independente. Se o caixa da empresa nesse momento so permite abrir uma nova unidade ou abrir uma nova loja, de uma nova marca, nesse caso cabe a você decidir o que você acredita que nesse momento gere uma maior rentabilidade.

Cuidado apenas para não desfocar o negócio principal, ou ainda em apostar no que você acha ser a “bola da vez”. Estude o mercado, suas particularidades, se informe, para aí sim partir para um novo tipo de negócio. Varejo parece ser tudo a mesma coisa, mas não é.

Quanto a abrir uma loja em uma cidade pequena ou em uma cidade grande, você já apontou todos os prós e contras. Analisando algumas questões de mercado e espelhando em alguns cases do varejo, posso lhe aconselhar a:

Se na cidade maior nunca antes ouviram falar de sua marca, você nesse momento não estará reforçando sua marca, e sim, tendo que criar toda a imagem dela. Em alguns casos, quando não bem administradas questões como administração, logística, etc, ao invés de contribuir, podem sobrecarregar e passar uma imagem negativa à marca. Agora, se na cidade maior sua loja também já é conhecida, eu acredito que possa ser um passo interessante.

Eu vejo com bons olhos abrir uma franquia em uma cidade menor. Pulverizar a marca em cidades estratégicas e ao redor de cidades maiores pode ser uma excelente estratégia para a marca. Dá tempo de se montar com calma todos os processos e entrar numa proxima etapa na cidade maior sem grandes sustos, e o melhor, com nome já mais consolidado. Deixe a maior por último.

Alguns varejistas têm se utilizado desse tipo de estratégia antes de se aventurar pelos grandes centros. Cercam as cidades menores do estado, em regiões próximas, conhecendo a cultura e costumes locais de compra, ou seja, criando expertise de mercado, para aí sim inaugurarem uma filial na cidade principal.

Independente da estratégia que irá adotar, o simples fato de uma excelente análise feita antes por você, já denota que o caminho tomado está em boas mãos. Boa sorte !

Espero ter lhe ajudado

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
www.falandodevarejo.blogspot.com