segunda-feira, 29 de junho de 2009

Dúvida de leitores: Loja de lingerie x locação de filmes

Pergunta enviada por Tadeu Manzotti, de Monte Alto (SP)

Olá Caio, primeiramente parabens pelo seu blog.
Estou todo dia acompanhando suas publicações e aprendendo muito. Obrigado.

Tenho video-locadoras em Monte Alto, no interior de São Paulo. Cansado de enfrentar a pirataria estou abrindo uma loja de lingerie...
Estou lhe enviando algumas fotos da fachada. Qualquer dica a respeito será de grande importancia,

Obrigado
Tadeu Manzotti


Olá Tadeu.

Fico feliz em saber que o blog esta contribuindo para com você e sua loja.
Analisando sua loja:

Uma coisa eu nao entendi direito: Não sei como funcionaria a entrada de sua loja. Não sei se por enquanto a mesma está fechada e você está expondo as mercadorias como em uma vitrine, ou se seus consumidores têm de entrar pela locadora para acessar a loja de lingerie...
Caso os vidros na frente sejam apenas vitrine, lhe aconselho a rever essa posição. Acredito que o interessante seria pensar em uma loja independente da outra. Em alguns casos, o varejista pode estar preocupado em mais custos, outra entrada, mais funcionários, etc. Mas acredito que como são negócios distintos, devem ser analisados e encarados da mesma forma.

No caso de estarmos falando de lojas independentes, vejo algumas questões:

O rosa é interessante, pois se trata de uma loja de artigos de público 100% feminino. Entretanto a fachada por inteira rosa, acredito que passe uma imagem muito popular ao seu estabelecimento. Se está é sua intenção, vá em frente, do contrário acredito que vale a pena estudar cores mais neutras e que busquem valorizar o produto que está vendendo.

O logotipo está bem trabalhado. Se o foco é popular, vou lhe sugerir até mesmo uma idéia: por que não pensar em uma marca própria, com valor de mercado melhor aos consumidores?

Considerando sua vitrine, eu acredito que está faltando um pouco de vida nela. Você usa sabiamente de manequins, que humanizam o produto, e até busca alguma brincadeira sazonal com confetes e serpentinas (imagino que a foto foi tirada na época do Carnaval).

Entretanto, nao vi qualquer tipo de referencia promocional que chamasse a atenção do consumidor. Cadê os preços, os splashes, os cartazes? Se sua loja estiver em uma rua movimentada em termos de pedestres, aposte em uma linguagem com splashes ou etiquetas que chamem a atenção. Se sua loja estiver em um local onde o fluxo maior é de veículos, considere pensar em sua informação promocional de maneira maior, com grandes banners ou cartazes, até mesmo da mesma maneira que você faz na locadora...

Pensando em locadora, tive uma idéia que talvez soe interessante:

Se os consumidores sabem que tanto a locadora quanto a loja de lingeries são suas, e se você tiver em estoque cartazes de filmes de certa maneira sensuais como “9 ½ semanas de amor” ou “Instinto Selvagem” ou que sigam nessa linha (nada muito erótico, para não vulgarizar, apenas sensual), você pode utilizar até mesmo esses cartazes para dar “fundo” aos produtos e criar uma brincadeira com o tema locadora e lingerie. Muitas vezes a compra de uma lingerie nova está ligada ao fato de querer “apimentar” a relação...quem sabe sua consumidora não se empolga e decida levar também um filme ? Aproveite e faça também uma sugestão de filmes na locadora ou na locadora crie uma seleção de filmes que dão descontos dentro da loja....o que acha?

Espero ter lhe ajudado.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://www.falandodevarejo.blogspot.com/