segunda-feira, 29 de junho de 2009

Dúvida de leitores: Marketing. Por onde começar?

Pergunta enviada por Kelly Pizsolitto

Caio

Gostaria de saber se você poderia me ajudar? Eu estou iniciando em uma empresa de comércio de pneus, porém ainda não temos um departamento de marketing, e fui contratada para ser assistente de trade marketing. Não tenho experiência e gostaria de saber se você poderia me dar umas dicas de como poderei dar umas idéias para que o nosso departamento comece a trabalhar.

Qual o primeiro passo a ser tomado? Estou a três dias na empresa e até agora não fiz nada. Estou percebendo que o pessoal também não sabe por onde devo começar...
Com suas dicas de como proceder ou qual serviço posso começar a realizar talvez eu consiga dar um pontapé inicial no meu trabalho, que será um grande desafio já que sou nova neste cargo.

Muito obrigada,
Kelly Pizsolitto


Olá Kelly.

Vamos analisar primeiro a empresa, segundo seu relato:
Uma empresa decide contratar uma profissional de marketing, pretendendo alguma melhora de vendas, ou pretendendo iniciar esse departamento dentro da empresa.
Talvez optando por um custo reduzido, opta por contratar uma profissional do nível de assitência, com atribuições ao cargo de um gerente, tomando decisões e criando estratégias.

Kelly, eu acredito que a empresa esta cometendo um grave erro ao buscar iniciar seu departamento de marketing dessa maneira. De acordo com seu relato, cabe à você, no cargo de assistente, definir o que será feito, quando nem a própria empresa sabe ainda o que quer, uma vez que ninguem sabe ao certo como lhe orientar.

Analisando seu papel profissional, não há nada de errado com sua postura, ao contrário, é louvável seu empenho em tentar buscar a solução, mas seria de responsabilidade da empresa que nesse primeiro momento lhe auxiliasse de alguma maneira, uma vez que você não possui a experiência necessária. Sem experiência, como criar estratégias que possam gerar resultado? Arriscando? Copiando a concorrência?

Dessa maneira, acredito que um bom caminho seja esse:

Acredito que primeiro passo é definir quem a empresa é hoje: Público consumidor, mix de produtos, posição no mercado, preços mediante a concorrência, etc. Ou seja, definir o perfil da empresa perante o mercado.

Um segundo passo seria definir quem a empresa deseja ser, definindo seu real objetivo. Ex: Ser a melhor loja de pneus do mercado/ Ser a loja mais barata/ Ter a melhor qualidade de serviços, etc..

Feita essa lição de casa, você terá dois pontos distantes: “Quem você é” e “quem deseja ser”. Baseado nesses dois pontos, você tem um caminho todo de estratégia a ser definida, o qual nesse caso, vai caber a voce definir quais estratégias sao melhores e mais adequadas à sua região e à sua disponibilidade de verbas para executá-las.

Vou lhe dar um exemplo:
Você percebe que a loja vende produtos sem nenhum tipo de critério, sem nenhum tipo de foco, mas você percebe que na região na qual você está situada existem consumidores de alto poder aquisitivo, que buscam produtos diferenciados, principalmente para seus veículos, grande parte importados.

Como atingir esse público: Busque vender produtos referenciais de mercado, e que se adequam à necessidade de seu cliente. Esse tipo de cliente busca uma qualidade maior de serviços, os quais devem estar refletidos desde a fachada até mesmo nos uniformes dos funcionários (tudo agrega valia – confiança e segurança - aos serviços).

Crie promoções de fidelidade, ofereça brindes como lavagens ou troca de óleo. Crie um ambiente também receptivo à mulheres (essa é uma tática que vem sendo bem utilizada por todos os tipos de loja desse ramo, nao importa a região), e por aí vai.

Agora o mais importante de tudo: Estude, estude muito e leia muito sobre o mercado, sobre o que está acontecendo, sobre o que pode ser tendência no mercado e por aí vai. Garanto que encontrará excelentes pistas sobre o que atitudes tomar.

Espero ter lhe ajudado.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
www.falandodevarejo.blogspot.com