quarta-feira, 17 de junho de 2009

Dúvidas de leitores: Quiosque de chocolates

Pergunta enviada por Luciano Montenegro, de Vitória-ES

Olá Caio, parabens pelo seu Blog.

Ele é um oásis de informações para todos os interessados em varejo, marketing e vendas! Também tenho uma(s) duvida(s):

Vou montar um pequeno quiosque (6 m2) para vendas de fondues de chocolate , chocolates caseiros - trufas , bombons , tortas doces, e pequenos presentes (bichos de pelucias, canecas, kits, etc) .

A competição é grande e além de bom preço preciso de um (ou muitos !) diferencial / diferenciais para vender bem e com lucro justo .Gostaria que o meu Quiosque fosse lembrado como o "Quiosque do Chocolate ". E só a lembrança do mesmo já fizesse os clientes "salivarem".

Tenho estudado e lido muito sobre o meu negocio, e gostaria de umas orientações suas.
Bem, aí vão mais algumas informações sobre o meu negocio e as duvidas:

1) Quero trabalhar o nicho "Chocolate e presentes " , com produtos de boa qualidade e preço baixo ( nem que para isto eu precise sacrificar minha margem de lucro no inicio).

2) Se este quiosque der certo , gostaria de montar outros . Entao quero ,desde o inicio ,padronizar tudo para que o modelo possa ser replicado sem muitos problemas no futuro.

3)Meu quiosque ficará localizado em um Centro Comercial com "pouca personalidade " ,de porte médio . Mix de lojas variadas, sem atrativos especiais. Acredito que o publico C , seja o predominante. Este Centro Comercial é ligado a uma torre com cerca de 100 salas comerciais.

4) Nos dias de semana ( seg/sexta ) o movimento é maior , com picos na hora do almoço e no final da tarde. O sábado é o grande calcanhar de Aquiles dos lojistas deste Centro Comercial pois o movimento é muito baixo . Preciso pensar em algo especifico para os sabados, pois os outros lojistas afirmam que as vendas neste dia são muito, muito fracas.

5) A inauguração es tá programada para final de Julho (numa segunda feira) e gostaria de realizar algumas promoções (cupons de descontos , compre 1 ganhe 2 etc) para atrair clientes e penetrar no mercado , além de já começar uma campanha de fidelização (uma das coisas que pensei foi na distribuição de uma especie de cartão de descontos que valeria somente no mes seguinte , ou seja em agosto, estimulando os clientes a voltarem em outra data), além de sorteios.

O que você acha ? Sugestões ? Esqueci de algo ?

Enorme abraço e espero que possa me ajudar a montar um pequeno grande negocio de muito sucesso!

Luciano Montenegro


Olá Luciano.

Muito obrigado pela visita e por participar aqui do blog.
Olha pelo que li em seu relato:


Você começa o seu relato colocando um ponto interessante: "Quero ser lembrado como o quiosque do chocolate", mas depois fala em focar o nicho chocolate e presentes. Pelo tamanho de seu quiosque e pelo foco que voce pretende atuar, acredito que presentes devem ser considerados como um agregado de vendas, e nao como um core-business.
Num primeiro momento, jogaria meus esforços em ser "o melhor quiosque de chocolates do mundo". Pode parecer absurdo, mas é mirando acima que atingimos nossos objetivos. Buscaria chocolates caseiros, importados e todo o sortimento possivel de guloseimas que pudesse planejar. Ser bom no que faz é o melhor diferencial que voce pode ter no mercado. Se conseguir aliar uma boa qualidade de produto à excelentes produtos, acredito que é meio caminho andado para o sucesso. E se sua qualidade for estupenda, acredito que o preço nao precise nem ser tao agressivo para que as pessoas comprem com você.

Sobre montar uma identidade desde o inicio, acredito ser imprescindível, principalmente se estamos falando de qualidade de produto. Uma boa marca, um bom trabalho de mobiliário e aplicação de cores e você terá ganho muita valia nos produtos que venderá. Consulte um escritório ou profissional especializado para lhe ajudar.

Sobre promoções, acredito que tenho um exemplo muito interessante para voce se espelhar: A BANCA DO DAVID, no Rio de Janeiro. Inclusive existe um livro publicado sobre a banca. Ele começou vendendo doces em uma barraca no centro do rio e tornou-se um especialista em conquistar e fidelizar seus clientes. Acredito que seja possível aprender muito com ele.

Agora se o sábado é sempre fraco, ou seja, os motivos estão no macroambiente de seu negócio, nao acredito que seja viável dar murro em ponta-de-faca. Num primeiro momento, procure otimizar a venda nos momentos quentes. Procure nao perder oportunidades. Acredito que esse é seu melhor foco.

Espero ter lhe ajudado

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://www.falandodevarejo.blogspot.com/