sexta-feira, 26 de junho de 2009

Entrevista: Marcelo Faisal - Varejo e sustentabilidade

Olá a todos

Um dos assuntos mais comentados atualmente no varejo é sobre sustentabilidade. Para falar sobre o tema, o FALANDO DE VAREJO, convidou o paisagista e especialista sobre o tema MARCELO FAISAL.

Falando de Varejo (FV): O varejo cada vez mais tem se voltado às questões de sustentabilidade. Boa parte das empresas, vê isso apenas como uma questão de marketing, apenas para criar uma boa imagem no mercado. Como você vê esta questão?

Marcelo Faisal: O desenvolvimento sustentável é uma preocupação muito além do marketing. É a conscientização do trabalho para garantir uma melhora na qualidade de vida da sociedade e do meio ambiente. É uma preocupação com o futuro do planeta, de seus recursos naturais e das gerações que estão por vir.

FV: Como que ações sustentaveis podem, além de contribuir com o meio> ambiente e social, criar lucro ou rentabilidade para um varejista?

Marcelo Faisal: Algumas ações simples podem fazer grande diferença e aumentar a rentabilidade do varejista. A redução do consumo de embalagens em geral, o aumento da eficiência e economia de energia e a utilização de combustíveis renováveis são algumas ações simples que geram um excelente resultado ambiental e econômico. É necessário estabelecer parcerias com fornecedores e orientar os consumidores para o consumo responsável.

FV: Para um lojista de pequeno porte, como uma padaria ou um bazar, quais> ações poderiam ser tomadas para se ter uma loja ecologicamente correta?

Marcelo Faisal: O pensamento ecológico está por todas as partes de uma empresa, desde que os funcionários estejam orientados e envolvidos nessa questão. A simples seleção de lixo, a economia de água, o apagar das luzes são gestos pontuais e fundamentais no processo de sustentabilidade e uso responsável.

FV: Para grandes lojistas, como magazines ou hipermercados, o que está sendo> utilizado com sucesso nos dias de hoje?

Marcelo Faisal:
A rede Wal Mart criou o Prêmio do Varejo Sustentável, que promove estudos universitários voltados à sustentabilidade. Estipulou também metas agressivas de redução de geração de resíduos, consumo de sacolas plásticas e construção de lojas mais eficientes, além da criação de programas sociais que beneficiam milhares de pessoas.
Outros grandes grupos tem trabalhos de reciclagem, conscientização da população quanto ao uso consciente de recursos e melhoria da infra estrutura das comunidades de baixa renda.

FV: Fora do contexto do varejo, que ações que voce recomendaria aos leitores> do blog para preservar o meio ambiente e se possível, ainda reduzir o> consumo de recursos naturais dentro de casa?

Marcelo Faisal: Prego o uso responsável de todos os recursos naturais, a separação e reciclagem de lixo e a preocupação contínua no conhecimento da origem dos produtos.

FV: Por último, agradecendo sua colaboração, gostaria que deixasse seu contato para os leitores do blog .

Marcelo Faisal:
Telefone: 11 3021-2665
Além disso, Faisal está no ar com o programa "Soluções Verdes - construções sustentáveis" na Rádio Eldorado - acesse o podcast pelo link: (http://int.territorioeldorado.limao.com.br/eldorado/audios!getAudios.action?idPrograma=185&editoria=PodCasts)
Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
Post Anterior
Próximo Post

0 comentários:


Não deixe de participar!
Qual sua opinião sobre o conteúdo acima?