terça-feira, 9 de junho de 2009

Fecomercio acredita que a atividade econômica será melhor no próximo trimestre

Segundo Federação, o Produto Interno Bruto (PIB) poderia ter sido melhor se o Banco Central tivesse iniciado muito antes o ciclo de redução dos juros

A Fecomercio acredita que, para o próximo trimestre, a expectativa da atividade econômica será melhor, uma vez que o consumo caiu, mas a confiança do consumidor em relação à economia aumentou em abril. Segundo a Federação, o Produto Interno Bruto (PIB) não apresentou resultado pior porque o setor de serviços, que inclui os bancos, cresceu moderadamente, atenuando a situação.

“O PIB do país poderia ter resultado melhor se o Banco Central tivesse iniciado muito antes o ciclo de redução dos juros de forma mais intensa, o que permitiria atenuar ainda mais esse resultado trimestral negativo. O dado mais preocupante é a forte retração dos investimentos no trimestre, aspecto ligado diretamente à elevada taxa de juros praticada no mercado”, ressalta Abram Szajman, presidente da Fecomercio.

Segundo Szajman, o consumo das famílias colaborou fundamentalmente para que não houvesse uma queda ainda maior, graças ao crescimento da renda das famílias acumulado no último ano. “O que preocupa é que este quadro não pode ficar indefinidamente inalterado, sabendo-se que o nível de atividade está em queda e que certamente tende a afetar a renda nos próximos meses”, diz o presidente.

Mesmo assim, as expectativas são boas. Exemplo importante é a retomada da confiança do consumidor e o faturamento real do comércio em abril, que teve desempenho igual ao mesmo período de 2008, dadas as circunstâncias econômicas de crise.