segunda-feira, 15 de junho de 2009

Juros ao consumidor caem pelo 6º mês consecutivo

No empréstimo pessoal, taxa média passou de 5,57% para 5,52% ao mês

A taxa média de juros do empréstimo pessoal e do cheque especial caiu pelo sexto mês seguido em junho, embora tenha sido em um ritmo mais fraco que nos meses anteriores, informou nesta segunda-feira o Procon-SP.
No empréstimo pessoal, a taxa média entre os 10 bancos pesquisados pelo Procon-SP passou de 5,57% ao mês em maio para 5,52% ao mês em junho --queda de 0,05 ponto percentual. Já no cheque especial a taxa média caiu de 8,89% para 8,87%, com redução de 0,02 ponto percentual.
Dos dez bancos pesquisados (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco), a Caixa Econômica Federal foi o banco que apresentou as menores taxas de juros para as duas modalidades de crédito: 4,39% ao mês para o empréstimo pessoal e 6,67% para o empréstimo pessoal.
A taxa mais alta do empréstimo pessoal foi a do Itaú, a 6,81% ao mês, e a do cheque especial foi a do Safra, a 12,3% mensais.
Dos dez bancos, quatro (Safra, Unibanco, Banco do Brasil e Nossa Caixa) reduziram suas taxas no empréstimo pessoal, enquanto que as demais mantiveram os juros praticados em maio. No cheque especial, três reduziram suas taxas (Banco do Brasil, Unibanco e Nossa Caixa) e as demais mantiveram os níveis do mês passado.
O Procon-SP lembrou em nota que o levantamento foi realizado antes da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, realizado na semana passada, que reduziu a taxa básica de juros de 10,25% para 9,25% ao ano. Após esse anúncio, vários bancos informaram que reduziriam suas taxas para uma série de produtos.

Fonte: Diario de Marilia