domingo, 21 de junho de 2009

Qual o piso ideal para uma loja?

Que piso devo utilizar na loja?
Normalmente quando se monta uma loja, a escolha do piso é uma questão que envolve muito mais do que apenas estética e custo, e cada tipo de piso a ser definido deve ser analisado sobre alguns parâmetros, como sua resistência, sua durabilidade, a facilidade de manutenção e sua estética.

Quando falamos na durabilidade do piso a ser escolhido, temos que levar em consideração se o piso escolhido será resistente o suficiente para o dia-a-dia da loja, como em um supermercado, com alto tráfego de pessoas e carrinhos de transporte de mercadorias, o que pede um piso de alta resistência.

Quando falamos em manutenção, esta está diretamente ligada à durabilidade. Caso o piso em função da estética ou da imagem que se deseja passar ao consumidor nao possua uma resistência ou durabilidade suficientemente adequadas, deve-se considerar se o mesmo possui uma manutenção fácil, pois alguns pisos de alta resistência acabam por serem de difícil manutenção em caso de danificação.

Quando falamos em estética, nao estamos falando apenas em beleza, estamos falando principalmente na imagem que se deseja passar ao consumidor. Pisos simples, desde que combinamos com um mobiliário interessante podem não prejudicar na imagem da loja, entretanto, pisos nobres, ou reflexivos, acabam por aumentar a valia dos produtos em exposição.

Em termos de tonalidades, o ideal é que se busque uma tonalidade que seja facilmente identificada com a imagem desejada pela loja, entretanto, cabe ressaltar algumas características:

Pisos claros: Possuem maior reflexão de luminosidade, e por isso, auxiliam na iluminação da loja, entretanto, possuem maior necessidade de limpeza.

Pisos escuros: Possuem menor reflexão de luminosidade, e por isso, necessitam de maior intensidade no sistema de iluminação da loja, entretanto, possui uma menor necessidade de limpeza.

Sendo assim, podemos citar alguns pisos utilizados por lojas, e suas respectivas características:

Porcelanatos/granitos/pisos cerâmicos:
São excelentes em termos de manutenção, devido a facilidade de troca. Algumas tonalidades requerem certo cuidado principalmente devido a diferença que pode existir entre um lote e outro. Por isso, é sempre recomendado ter uma certa quantidade “reservada” no estoque, no caso de uma manutenção. Quando brilhantes ou em grandes formatos, passam sofisticação à imagem da marca. Entretanto, quando brilhantes apresentam resistência e durabilidade menor, sendo mais sujeito a danos ou riscos superficiais.

Granilite:
O granilite é um piso de alta resistência muito utilizado em lojas de alto tráfego. Por ser de caráter mais comum, é mais recomendado para lojas de perfil popular, principalmente se for do segmento de alimentos ou materiais de construção, devido à sua facilidade de limpeza. Quando confeccionado em grandes superfícies, é um piso bem atraente devido ao seu custo x benefício, entretanto, sua manutenção, quando necessária, torna-se extremamente complicada, necessitando de verdadeiros “remendos” no piso.

Pisos de madeira:
Bastante em voga, principalmente em lojas de vestuário e de pequeno porte, o piso de madeira cria uma sensação de conforto interessante e que acaba por aumentar a valia do produto exposto. Entretanto, esse tipo de piso somente deve ser utilizado em lojas de baixo tráfego. Em lojas de grande tráfego de clientes, este tipo de piso possui uma durabilidade menor, em função de sua resistência, inferior aos pisos cerâmicos.

Cimento queimado:
O piso de cimento queimado é visto por muitos como uma das últimas opções, sendo considerado um piso inferior e que nao possui muita estética. É um piso que oferece uma boa resistência, e quando utilizado de maneira adequada e criativa, pode criar um visual diferenciado e interessante na loja.

E o que se tem como tendência hoje?

Como tendência temos observado o uso misto de pisos, buscando sempre destacar uma determinada área ou setor específico da loja.
No caso dos hipermercados, com pisos frios, é possível vermos a aplicação de pisos de madeira nos setores de vestuário ou de adega, por exemplo, criando uma valia maior ao produto exposto.
Assim como nos home-centers, onde o uso de materiais até mesmo como grama sintética, pode criar ambientes e dar destaques à produtos de lazer ou jardim.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
www.falandodevarejo.blogspot.com