quinta-feira, 25 de junho de 2009

Sob IPI reduzido, vendas no varejo cresceram 30% em maio

Dados sobre o desempenho da área foram entregues ao presidente Lula.Geração de empregos também apresentou melhora no período.

Empresários do setor do varejo apresentaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira (25), dados que mostram o desempenho da área com a redução de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) aplicada pelo governo sobre os eletrodomésticos da linha branca.

Segundo a presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), Luiza Helena Trajano, a redução de IPI aplicada pelo governo no dia 20 de abril fez com que as vendas crescessem 30% no mês de maio.

A indústria da linha branca também apresentou resultado positivo nesse período. Depois de demitir cerca de 2,5 mil funcionários entre novembro de 2008 e abril deste ano, o setor registrou crescimento de 387 postos de trabalho - média de 20% de recuperação.

"Mostramos ao presidente que a redução foi repassada ao consumidor, refletindo positivamente nas vendas e na geração de empregos. O presidente se mostrou receptivo à ideia de manter a redução", relatou Luiza.

O ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, acompanhou os empresários durante o encontro com o presidente. Segundo ele, novas prorrogações de IPI ainda estão em estudo, mas os dados apresentados pelo setor justificariam a manutenção da redução.

"Ainda vamos estudar possíveis prorrogações. Tudo será analisado e divulgado na próxima semana. Mas esses dados do varejo permitem avaliar com entusiasmo (a prorrogação de IPI da linha branca)", afirmou o ministro.

Fonte: Robson Bonin/G1