quinta-feira, 18 de junho de 2009

Venda de informática cresce acima da média do varejo

As vendas varejistas de equipamentos de informática continuam crescendo muito acima da média do comércio, apesar da maior restrição de crédito e da desconfiança dos consumidores geradas pela crise. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o segmento de material para escritório e informática acumulou um aumento nas vendas de 18,1% no primeiro quadrimestre de 2009, resultado bem acima do comércio em geral (4,5%). A expansão apurada em 2009 dá continuidade a um processo de intenso crescimento das vendas de produtos de informática no varejo. Em cinco anos, entre 2004 e 2008, esse segmento acumulou um aumento nas vendas de 280%.

Para o economista da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) Gabriel Santini, o aumento das vendas, mesmo em meio à crise, pode ser explicado pelo "avanço da renda nas classes mais baixas". Segundo ele, pesquisa realizada pela instituição mostra que, no primeiro quadrimestre deste ano, a intenção de compras de produtos de informática nas famílias com renda inferior a oito salários mínimos era de 8,1%, ante 6,9% no final do ano passado.

Os pesquisadores da Fecomércio perguntam aos entrevistados quais produtos pretendem comprar e os artigos de informática ficaram bem à frente da máquina de lavar, por exemplo, com 3,5% das intenções de compra. Santini avalia que a tendência é de continuidade da trajetória de crescimento, já que os computadores hoje reúnem opções de trabalho e lazer para as famílias. "O computador ganha cada vez mais importância nos lares, sobretudo por causa da internet", acredita. Segundo ele, a trajetória dos preços desses produtos também tem sido atrativa.

De acordo com os dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), os microcomputadores tiveram deflação de 1,53% em abril e prosseguiram com queda de preços em maio (-0,29%). Esse produto acumula, de janeiro a maio deste ano, recuo de 0,33% no IPCA, após já ter registrado quedas no ano de 2008 (-10,35%) e em 2007 (-14,11%).O técnico da coordenação de serviços e comércio do IBGE, Nilo Lopes, explicou que a continuidade na expansão das vendas varejistas de produtos de informática reflete "a redução de preço e a importância crescente desses bens no dia a dia do consumidor". Além disso, segundo ele, a recente queda na cotação do dólar voltou a reduzir preços e fomentar as vendas desses produtos.

Fonte: Jacqueline Farid / Agência Estado