terça-feira, 30 de junho de 2009

Via Catarina está entre os shoppings do Brasil com foco no interior

Cidade do empreendimento, Palhoça (SC), é a melhor para se investir no País

Os grandes centros deixaram de ser o único destino para grandes empreendimentos no País. Um levantamento conduzido pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) e pela firma de consultoria Deloitte aponta que, dos 37 centros comerciais com inauguração prevista até ano que vem, 20 serão instalados em regiões do interior. Estas cidades com média de 200 mil habitantes tem sido alvo, pois têm mais espaço para as grandes construções, menor custo por terrenos e a baixa migração de pessoas.

Foi nesta perspectiva que o shopping Via Catarina que está em fase de construção escolheu a cidade de Palhoça (SC) a 15 km de Florianópolis, para oferecer opções de lazer, oportunidades de emprego e investimentos. Segundo o superintendente, Sergio Monlevad, “a população de Palhoça e entorno terá um centro de compras e lazer compatível com as expectativas de consumo de uma região em grande desenvolvimento no Estado de Santa Catarina”. Segundo a última estimativa realizada em 1º de julho de 2008 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Palhoça tem 128.360 habitantes. Contando com a região metropolitana, a influência do futuro empreendimento aumenta seus impactos positivos.

Especialistas da Alshop ponderam que ao avançar para cidades menores, as empresas fazem investimentos menos volumosos, porém, com maior assertividade, pois fogem da canibalização do setor. Na capital florianopolitana, por exemplo, a existência de três shoppings já supre a demanda da cidade, com a característica do turismo sazonal. E em São José, outros dois shoppings, um deles em fase de construção, também estão preenchendo as opções de moradores. “Estamos inovando em construir em Palhoça e até ano que vem, a população irá poder se baneficiar com este projeto”, destaca Monlevad.

A escolha de Palhoça

A notícia recente de que Palhoça foi considerada em 2008 a melhor cidade para destinar investimentos é outro fator que põe o shopping Via Catarina no rol do comércio e lazer. De acordo a pesquisa realizada pela consultoria paulista Florenzano Marketing desde 1999, a cidade catarinense é a mais dinâmica do país para atrair novos empreendimentos. Atualmente, o município tem mais de 2 mil empresas ativas.

O estudo levantou informações detalhadas de 300 municípios brasileiros, com o objetivo de apontar quais as localidades em que há condições para se investir e receber o retorno esperado - ou acima das expectativas. Outras três cidades catarinenses foram catalogadas entre as que estão acima da média em dinamismo: Balneário Camboriú, Joinville e São José.

Com essas indicações, o primeiro shopping da Palhoça, já tem fechado entre outras parcerias, com a rede Giassi Hipermercado. A cada dia novos contratos vão sendo fechados. O potencial econômico tem atraído investidores.

Sobre o Via Catarina

O Via Catarina é um empreendimento do Grupo Sibara, de Balneário Camboriú, que há 40 anos desenvolve atividades nas áreas de incorporações imobiliárias, construção civil, loteamentos, setor portuário e indústria moveleira também na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte do Estado. O shopping está sendo construído em terreno de 13.830 m2, com térreo mais dois pavimentos e estacionamento para 470 vagas na área comercial da Palhoça, no loteamento Pagani. Além do comércio, terá hotel de 11 pavimentos com heliporto - serão 198 quartos e salas para conferências.