quinta-feira, 30 de julho de 2009

Consultor dá dicas de novas estratégias para atrair cliente

Um novo conceito de loja vem se apresentando no mercado, mas no Brasil ele ainda não é explorado em todo seu potencial. São as lojas abertas, que decretam o fim das paredes e balcões. Neste modelo, "o cliente tem que se sentir convidado a entrar na loja e ao entrar se sentir bem com isso. O famoso balcão causa um distanciamento do cliente e o vendedor. O cliente tem que se sentir a vontade para andar e falar dentro da loja”. A afirmação é do consultor Glenn Gomes.

Esta semana ele ministrou a palestra 'Merchandising: o que há de novo?' para empresários e profissionais da área de vendas de Maceió (AL). O consultor destacou uma série de novidades na área de marketing e os caminhos para montar uma estratégia de sucesso nas vendas.

O conceito da loija sem balcão propõe espaços mais amplos e interativos. “Mostra que a satisfação dos clientes não é responsabilidade exclusiva dos vendedores, mas de um conjunto de estratégias”, explicou o consultor.

Para Glenn Gomes “o cliente tem que ser fisgado pelos sentidos. Seja pelo cheiro da verdura ou a iluminação da vitrine”. Por isso, fazer um bom merchandising vai desde ouvir as reclamações do cliente até a disposição dos produtos nas prateleiras. São 12 passos para ter uma boa loja: loja aberta, cuidado com a apresentação dos produtos, formas arredondadas de prateleiras e bancadas, a imagem sendo o elemento forte de impacto, cuidado com a higiene, opinião do cliente levada a sério, informação impessoal, categorização com base no consumo, equipamentos de venda inteligentes e flexíveis, isca, tempo de espera e conhecer o cliente.

Glenn Gomes é administrador de empresas, mestre em marketing, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e consultor especializado em varejo com mais de 200 empresas atendidas nos últimos cinco anos. O evento, foi promovido pelo Sebrae/AL em parceria com a Associação Comercial e da Aliança Comercial dos Retalhistas.

Fonte: DCI