sexta-feira, 17 de julho de 2009

Crise amadureceu consumidor da classe C brasileira

Os consumidores estão pesquisando mais preços e taxas de juros antes de comprar um produto a prazo. O crédito mais escasso e caro e as frequentes liquidações de produtos em tempos de crise intensificaram esse comportamento, segundo um estudo da Fecomércio-RJ.

Entre a população da classe C brasileira, que mais cresce e faz avançar o consumo no país, 75% responderam que pesquisam preço de produtos e 66% que comparam diferentes taxas de juros antes de contratar um financiamento. O levantamento foi feito em abril. No mesmo mês do ano passado, esses resultados eram de 73% e 53%. Mais de mil domicílios de 70 cidades foram consultados.

Para o economista da Fecomércio-RJ, Christian Travassos, a crise tem ajudado o consumidor brasileiro da classe C a amadurecer, realizar de forma mais consciente sua compra e tomada de empréstimo. Segundo a pesquisa, esses consumidores priorizam eletrodomésticos (28%), móveis (19%), vestuário (17%) e eletrônicos (16%).

O levantamento indica que aumentou o percentual de pessoas com a renda comprometida com parcelamentos. E que os financiamentos obtidos por esses consumidores avançaram de forma diferente: mais para a aquisição de bens duráveis e menos para o pagamento de dívidas.

— Isso não significa, necessariamente, que as pessoas estão deixando de pagar dívidas, embora a taxa de inadimplência entre as pessoas físicas tenha subido e atingido um nível recorde em maio. Pode haver maior sobra de dinheiro na conta das famílias, já que a massa salarial e renda continuam avançando na comparação interanual — afirma.

O estudo revela ainda que mais consumidores preferem agora atrasar o pagamento de carnês, no lugar de dívidas com os bancos. Segundo Travassos, o consumidor tem mais facilidade de renegociar dívidas do carnê. O cartão pode ser cortado imediatamente. Veja na tabela abaixo.

Fonte: Miriamleitao.com.br