segunda-feira, 27 de julho de 2009

Dúvida de leitores: Estoque inicial para uma loja de varejo virtual

Pergunta enviada por Márcio Tucunduva

Ola Caio, tudo bem?

Pretendo abrir uma loja virtual de artigos de decoração e gostaria de saber como faço para estimar quanto de estoque precisarei ter?
Gostaria de parabenizá-lo também pelo seu blog. Como estou na fase de planejamento deste novo negócio, tenho conseguido muitas informações através deste.

Obrigado,
Marcio Tucunduva


Olá Márcio.

Como arquiteto, controle de estoque não é uma de minhas especialidades.

Entretanto, acredito que esta possa ser uma boa estratégia, para que você nem compre em excesso, nem tampouco falte produtos.

Entretanto, falando de varejo virtual, é sempre possível colocar o item como "indisponível", bem como ter um campo para que o cliente seja avisado assim que o mesmo ser reposto à venda.

Acredito que você deve ter uma estimativa ou planejamento de vendas. E é a partir deste planejamento que você pode pensar em mensurar seu estoque.

Caso nao tenha idéia de como será a rotatividade dos produtos, busque num primeiro momento, ter pelo menos o dobro da mercadoria de seu planejamento. Se você tiver planejado vender 20 peças dentro do seu período estipulado, tenha pelo menos mais 20 em estoque.

Como não há nenhuma base para determinar qual seria a velocidade do seu giro de estoque, ter este volume de mercadoria poderia lhe assegurar num primeiro momento de um giro acima do esperado. Acredito que somente com o tempo você vai conseguir reconhecer quais produtos giram mais rápido que os outros, e por consequência, determinar corretamente o estoque. Acredito que não existe uma "receita de bolo", principalmente falando de Internet, onde em algumas ocasiões, a demanda costuma a surpreender o varejista.

Em todo caso, recomendo buscar acordos diretos, com venda sob encomenda, principalmente para produtos demasiadamente grandes (volume) ou caros para a composição e o armazenamento do estoque. Se possível, extenda o prazo de entrega para estes, assim como as grandes redes de varejo virtual fazem, principalmente com produtos importados.

Falando nisso, gostaria de perguntar ao leitor deste blog: Alguma sugestão ao nosso amigo?

Espero ter lhe ajudado.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO