segunda-feira, 20 de julho de 2009

Internet aproxima preços do Bom Retiro a compradores do Brasil

Famoso bairro de comércio de roupas em SP adere às vendas on-line. Lojistas afirmam que preço da loja física é o mesmo da virtual.

Compradores que costumam frequentar as ruas do Bom Retiro, tradicional bairro de comércio de roupas na região central de São Paulo, estão usando a internet para se livrar do tumulto, do risco de furtos e da dificuldade que é encontrar estacionamento. A mudança se dá porque algumas lojas da região descobriram que as vendas on-line só têm a acrescentar nos lucros. “Como os clientes não têm como ir ao Bom Retiro uma vez por semana porque sai caro pegar avião, pagar hotel e refeições, a venda pela internet acaba sendo uma forma muito prática e rápida de repor os estoques”, afirma Nivaldo Junior, vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Bom Retiro.

Segundo ele, das 1.200 lojas da região, cerca de 20% já vendem pela internet, e a expectativa é a de que, até o fim do ano, a fatia chegue perto dos 70%. Isso porque, diariamente, cerca de dez ligações telefônicas recebidas na sede da CDL são de lojistas interessados na tecnologia. “A venda pela internet trouxe muitos clientes novos, de várias partes do Brasil, que inclusive nunca foram ao Bom Retiro”, diz Nivaldo Junior, que possui lojas físicas no bairro e virtuais. Ele conta ainda que as suas lojas on-line estão vendendo tanto quanto a física.

Se o que leva as cerca de 70 mil pessoas todos os dias à região é o preço baixo, os lojistas consultados pelo G1 afirmam que as promoções também são estendidas para o site. “Todo mundo que compra no Bom Retiro está atrás de oferta. A loja on-line é uma continuidade da loja física, inclusive nos preços praticados”, diz Natan Sztamfater, diretor da PortCasa, loja que está na rua e na internet. A loja on-line de Sztamfater foi inaugurada menos de seis meses depois da inauguração da loja física no Bom Retiro. Hoje, conta ele, a virtual vende tanto quanto a de concreto. “A gente percebeu que é importante ter a loja física no bairro, mesmo com a virutal, porque o cliente vê que existimos não apenas na internet”, diz.

Segurança

Já que compras on-line são muito vulneráveis a golpes virtuais, o administrador de empresas Felipe Cusnir, de 28 anos, só se sentiu seguro em navegar por um site pouco conhecido ao constatar que a loja virtual também possuía uma loja física no bairro. “Já fui ao Bom Retiro para acompanhar a minha namorada. O bairro é um mundo de opções, mas um mundo de tumulto e de pessoas também. Tendo a possibilidade de comprar pela internet, não penso duas vezes”, diz.

A dica para quem planeja começar a fazer compras virtuais é prestar atenção na política de troca de cada loja. Apesar de os lojistas entrevistados pelo G1 afirmarem que seguem o Código do Consumidor, cada um estabelece um valor mínimo de compra e de frete, que fica por conta do comprador. Apesar da praticidade e do conforto, a falta de padronização no tamanho das roupas fabricadas no Brasil pode ser um empecilho na hora das compras. Isso porque nem todas as lojas descrevem as medidas das roupas tamanho P, M ou G. Por isso, comprar a moda do Bom Retiro pela internet se mostra vantajosa apenas para quem vai revender a mercadoria ou não se importa em comprar sem experimentar nem pegar na peça.

Bastidores

Mesmo que a compra seja feita de forma solitária, em frente ao computador, há toda uma equipe por trás das vendas. O portal Moda em Atacado, que reúne 30 lojas do bairro, tem uma equipe responsável por fotografar os produtos a serem vendidos, colocá-los no site, intermediar a venda, buscar o produto em cada loja e até despachar as compras pelos Correios ou transportadora. “O nosso foco são os revendedores que compram em atacado, pois cada loja tem um valor mínimo de compra. Nós não revendemos, só fazemos a operação de venda on-line”, diz Karina Higashino, diretora comercial do portal, que pretende dobrar o número de lojas até o fim do ano. Para isso, o portal pretende divulgar as vendas on-line tanto para lojistas como para os tradicionais clientes do bairro durante o Bom Retiro Fashion Business, evento de moda marcado para o início de agosto.
Fonte: Cláudia Silveira/ G1