sábado, 18 de julho de 2009

Número de lojas para vender ou alugar no Rio é o maior em 10 anos

A crise financeira fez o número de lojas à venda ou para alugar no Rio atingir o maior patamar dos últimos dez anos, especialmente na Zona Sul. Nos shoppings, a rotatividade - fechamento e abertura de lojas - foi de 12% no primeiro semestre deste ano, contra média histórica 7% ao ano, mostra reportagem publicada neste sábado pelo jornal O GLOBO. A conseqüência é um aumento de 8% no número de postos de trabalho fechados nas lojas de shopping em junho, frente ao mesmo período de 2008.

Com o aperto no crédito, setores de eletrodomésticos, móveis e até vestuário acumularam nos primeiros cinco meses do ano variações negativas, na comparação com igual período de 2008. E, segundo analistas, para compensar as perdas, a cada três lojas, uma está em liquidação. Segundo Daniel Plá, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), as grifes para as classes de maior poder aquisitivo foram as mais afetadas

- Não há crise na Saara - diz referindo-se à região de comércio popular mais famosa da cidade.
Especialistas em varejo preveem, contudo, que o tempo melhore no varejo carioca: o pior já passou e as expectativas são de vendas maiores no segundo semestre.

Fonte: O Globo