sábado, 25 de julho de 2009

Rede de varejo eleva vendas com marketing de relacionamento

O marketing ajuda a Coop a engordar a receita. Decidida a investir numa campanha de relacionamento, a Cooperativa de Consumo amplia suas vendas ao estimular clientes com promoções dirigidas e exclusivas. Dos R$ 30 milhões previstos para este ano, a ação alcançou um terço da meta em cinco meses.

"É um esforço que envolve toda a cooperativa - do marketing ao atendimento nas lojas", afirmou Celso Furtado, gerente executivo de marketing da Coop. Na média, produtos ofertados tiveram incremento de até 150% nas vendas.

A ação que buscou estimular cooperados a frequentar padaria das lojas, por exemplo, rendeu R$ 600 mil_- incremento de 167% em março. No mesmo mês, a campanha atraiu 197 mil cooperados com as promoções.

A Coop decidiu neste ano a apostar no relacionamento para aproveitar oportunidades que sua base de 1,5 milhão de cooperados lhe proporciona. Com 28 lojas - 21 no Grande ABC, 6 no interior paulista e 1 no litoral - a cooperativa é um dos grandes nomes do varejo nacional.

Pesquisando hábitos, a Cooperativa de Consumo identificou produtos que não atraíam o interesse de cooperados. Para reverter a situação, a Coop elaborou perfis em nove subgrupos, segmentando consumidores com bases em informações como idade, renda e dados demográficos.
De acordo com o perfil, a Coop estimula vendas com ofertas exclusivas para cada subsegmento. Assim, quem não costumava, por exemplo, a comprar carne na Cooperativa de Consumo, recebe ofertas especiais via malote.

O marketing se utiliza de várias ferramentas para a comunicação, sendo a mala direta a mais usada e uma das mais eficazes. SMS, telemarketing e Internet são algumas das outras possibilidades para informar o consumidor.

Fonte: DGABC