quinta-feira, 16 de julho de 2009

Shopping Grande Rio promove do III Fórum de Varejo

Lojistas receberão orientações sobre postura e Direitos do Consumidor

É indiscutível que a excelência no atendimento é um dos maiores diferenciais competitivos do mercado e o fator principal para o crescimento das vendas. Treinamento em atendimento e vendas auxilia os vendedores na conquista de novas habilidades, conceitos, comportamentos e atitudes que irão aumentar sua qualificação e influenciar potenciais clientes na tomada de decisão. Pensando nisso, o Shopping Grande Rio promove, no dia 5 de agosto (quarta-feira), o III Fórum de Varejo do Shopping Grande Rio. O evento faz parte de um programa desenvolvido em pelo Instituto Brasileiro de Relações com o Cliente (IBRC), no qual os lojistas participam de simulações de vendas e põem em prática as técnicas aprendidas, considerando as abordagens do Código de Defesa do Consumidor. Este é o terceiro dos quatro encontros programados para este ano.

Os cerca de 100 participantes serão divididos em duas turmas e convidados a encenar situações típicas do dia-a-dia de loja. Um advogado da equipe do IBRC analisará o comportamento dos vendedores e dará orientações sobre que postura adotar em cada caso, levando em conta os direitos do consumidor. Depois de esclarecidas as dúvidas, será feita uma nova encenação, para verificar o grau de aprendizado dos “alunos”.

Entre os assuntos mais relevantes do treinamento estão a legislação nas ofertas de publicidade e nas práticas comerciais em geral. O programa tem o objetivo de estreitar o relacionamento entre o shopping e o lojista; atualizar e motivar os participantes para a importância da realização de um treinamento específico próximo às datas relevantes do varejo para, dessa forma, alavancar as vendas por meio de técnicas inovadoras capazes de encantar os clientes.

Para o superintendente do Shopping Grande Rio, Luís Antônio Marques, o Fórum ajuda a melhorar a técnica de venda das equipes. “Um atendimento de qualidade pode ser o fator decisório no momento da compra. Procuramos oferecer aos nossos lojistas recursos para que eles possam crescer como profissionais da área do varejo e melhorar o atendimento em seus estabelecimentos. Todo shopping, como ponto de venda de produtos e serviços, deve estar preocupado com esta questão”, afirma.