segunda-feira, 27 de julho de 2009

'Venda Melhor' estimula mais lucro para o Dia dos Pais

Dia dos Pais é mais uma das datas comemorativas que permite aos lojistas alavancarem suas vendas no comércio. Por conta disso, o Sebrae em São Paulo, em parceria com a Federação do Comércio do Estado de São Paulo, por meio do Senac, criou o Programa Venda Melhor, que tem como objetivo oferecer aos comerciantes modernas ferramentas de gestão e marketing e tornar as micro e pequenas empresas do setor varejo mais competitivas.

No programa, os empresários devem aprender, com as palestras ministradas, medidas simples e de baixo custo, como dicas para melhorar a vitrine e a apresentação, além da disposição das mercadorias. Durante a programação, os temas abordados serão, entre outros: 'Fale direto com o seu cliente', 'Melhore a relação com seus clientes', 'Um bom ambiente atrai clientes', 'Explore mais sua criatividade' e 'Dívidas e devedores: como reduzir o calote'.

As orientações e a capacitação no programa ajudam também os comerciantes a evitar as principais causas das dores de cabeça nessas épocas: inadimplência, contratação de temporários, excesso ou falta de estoques, entre outros. Essas dicas são oferecidas gratuitamente em palestras sobre os assuntos que mais geram dúvidas, como embalagens, vitrinismo, atendimento e promoção. Os internautas também podem obter informações pelo hotsite do Programa Venda Melhor no portal do Sebrae/SP (www.sebraesp.com.br).

O hotsite é uma iniciativa que pretende levar parte do conteúdo do programa aos empresários que não podem participar, presencialmente, das atividades.

No endereço http://diadospais.sp.sebrae.com.br , o internauta encontra a agenda completa da programação, dicas de como fazer merchandising e propaganda nesta época que representa uma das datas mais significativas para o comércio e artigos dos consultores de orientação empresarial do Sebrae/SP.

As novidades do hotsite do Dia dos Pais são os vídeos, com conteúdo de palestras da Instituição e podcasts, arquivos de áudio com dicas rápidas de assuntos variados e de interesse dos empresários do setor, como atendimento ao cliente e vigilância sanitária.

Adriana Machado, dona de uma floricultura em Santos, aproveitou a internet para lucrar mais em seu negócio no Dia dos Mães. Por meio das dicas do Programa Venda Melhor, via hotsite, a empresária conseguiu aumentar suas vendas em 25%, em relação ao ano passado.

“Meu tempo é muito corrido. Eu sabia que não tinha como comparecer às palestras, mas nem por isso deixei de reciclar meus conhecimentos. Acompanhei diversas dicas pela internet e procurei aplicar todas dentro da minha empresa, desde a exposição das mercadorias até o tratamento dos funcionários com clientes.”

O Estado de São Paulo abriga mais de 800 mil micro e pequenos estabelecimentos do comércio varejista, o que representa 53% do total dos pequenos negócios paulistas. A Região Metropolitana do Estado de São Paulo (incluindo capital e Grande ABC) abriga 367.496 estabelecimentos (43,3%), sendo 246.855 na Capital (29,1%) e 39.027 na Grande São Paulo (4,6%). O interior reúne 481.339 estabelecimentos (56,7%).

Fonte: DCI