quinta-feira, 13 de agosto de 2009

AMPRO Globes Awards bate novo recorde em 2009

Sai a lista dos premiados do “Oscar” do marketing promocional brasileiro

A 9ª edição do AMPRO Globes Awards, a etapa nacional da maior premiação do marketing promocional do mundo, foi um verdadeiro sucesso. Neste ano, as inscrições bateram um novo recorde, contabilizando 206 campanhas, 16% a mais do que em 2008. Dos cases inscritos, 56 foram classificados e 19 premiados com OURO, PRATA ou BRONZE na noite desta terça-feira (11), na Casa Petra, em São Paulo. “Ficamos muito satisfeitos com os resultados, já que notamos que os efeitos da crise não atingiram as inscrições das campanhas e mantivemos o nosso crescimento.”, afirmou a presidente da AMPRO, Elza Tsumori.

Regadas por muita animação, as equipes das agências finalistas foram as protagonistas da festa, que reuniu cerca de 500 pessoas para prestigiarem não apenas a entrega dos prêmios dos melhores cases, mas conferir também os vencedores do título de Melhor Profissional do Ano, que foi para Mentor Muniz Neto, da Bullet, em São Paulo, e para Tony Coelho, da Agência Conceito, do Rio de Janeiro. “Estou lisonjeado. Esse foi, na verdade, um prêmio para o trabalho da Bullet. E Foi uma honra disputar com a Elza que vem fazendo à frente da Ampro um grande trabalho e com o Rodrigo Rivellino que fez da Aktuell a grande agência que é hoje. Já que é o resultado de uma votação aberta gostaria, também, de agradecer a todos os que votaram no meu nome.”, afirmou Mentor Muniz Neto.

Na soma dos resultados, duas agências dividiram o prêmio de Melhor Agência de Marketing Promocional do Ano, a JWT e a B\Ferraz. Logo após a revelação dos vencedores, a diversão continuou com muita música e interatividade dos participantes, que podiam trocar recados gratuitamente via SMS e ver as mensagens exibidas no telão. Outros diferencias foram o “Espelho Mágico”, da Pixellabs - um totem com tecnologia de realidade aumentada que interagiu com os convidados – e o “Troféu Virtual”, uma solução de realidade aumentada impressa no convite da festa, para dar aos convidados o gostinho de ter o troféu Globes Awards 2009 nas mãos.

Novidades

Neste ano, a premiação teve algumas novidades. A coordenação da equipe de jurados ficou a cargo de Mentor Muniz Neto que comentou os critérios de julgamento. “O Globes Awards é o prêmio mais importante de Promo no mundo, hoje em dia. Então foi uma grande responsabilidade participar do julgamento. Montamos um júri multidisciplinar, com profissionais de Design, Marketing Direto, Planejamento, Criação, Publicidade, Promo, Clientes. Esse grupo trabalhou arduamente ao longo das três etapas para chegar no resultado que foi apresentado ontem. Diferente de outras premiações, no Globes, 4 critérios são levados em conta, o que permite que as Campanhas participantes sejam avaliadas e se destaquem por diversos aspectos: Criação, Execução, Conceito e Resultado. Estou muito feliz com o resultado.”

De acordo com Neto, todo o sistema de votação foi adequado para tentar encontrar um modelo mais justo e mais próximo das principais premiações do mundo, porém sem perder a característica do Globes, que é premiar não apenas um aspecto de uma campanha, mas considerando quatro principais critérios: Criação, Conceito, Execução e Resultados, com pesos iguais para cada um. “Na primeira fase definimos o shortlist, numa votação simples. Na segunda, demos notas a cada Campanha desse shortlist e o sistema cuidou de anular as notas que estivessem 3 pontos acima ou abaixo da média, além de excluir votos de jurados que tivessem participação na Campanha. Finalmente, na terceira fase, definimos por aclamação os prêmios. ”, explicou. “Acho que o júri foi rígido e isso é bom porque valoriza aqueles que ganharam, estimula trabalhos a terem cada vez mais qualidade criativa e de execução e amplia nossas chances na versão mundial do Globes.”, concluiu Neto.

Por sua vez, Elza Tsumori comentou sobre as mudanças em algumas categorias. “A AMPRO tem hoje o Comitê de Governança Corporativa e Sustentabilidade. Assim sendo, para sinalizar novos tempos criamos a categoria RESPONSABILIDADE SOCIAL que premia as Melhores Campanhas de Marketing Promocional de produtos e/ou serviços que geraram um impacto positivo em relação a uma causa social. Esta categoria substitui a de Melhor Campanha Beneficiente. As categorias MELHOR CAMPANHA DE ALTO INVESTIMENTO e MELHOR CAMPANHA DE BAIXO INVESTIMENTO foram reservadas para os anunciantes. Esta decisão foi tomada em conjunto com o Comitê de Trade, Promoção e Varejo da ABA e a nossa expectativa é de que agora em diante, estas categorias cresçam a cada ano, com o nosso esforço na maior sinergia entre agência e cliente. “, informou em seu discurso.

A presidente da AMPRO falou também sobre a criação do Premio Destaque Regional, que reconhece os trabalhos profissionais de fora do Estado de São Paulo. “Desde o ano passado, incentivamos a inscrição de trabalhos de fora do Estado de São Paulo. Nosso objetivo, mais do que evidenciar a regionalização, é valorizar o nosso talento nacional e projeção internacional.” , declarou.

Realizado pela MAA - Marketing Agencies Association e, no Brasil, organizado pela Associação de Marketing Promocional, o AMPRO Globes Awards teve, em sua 9ª edição, diversas empresas apoiadoras para a concretização deste evento, confira: Bueno, Aktuell, Comunique Eventos, Índigo Brasil, Casa Petra, Ferrara Eventos, Gráfica Coppola, LPR Locações, Modern Marketing, Nex Press, Personal Press, Salton, Usina da Criação, Paula Yne, Visual Farm, Corporatelog, Sub Desginer, Ponto Mobi, Ábacos, Pixellabs. Veículos: Meio e Mensagem e Promoview. Organizadores: PP3 Promotion, Pepper e Sob Medida.
Mais informações e fotos no site http://www.globes.com.br/ .

Confira abaixo os “melhores dos melhores”:

Melhor campanha de baixo investimento


Agência: Biruta Mídias Mirabolantes - PRATA

Título da campanha: F1 invade as ruas

Agência: Mazah - Live Marketing - BRONZE

Título da campanha: Não deixe a Rubéola aparecer

Melhor campanha business to business


Agência: Agência Tudo - PRATA

Título da campanha: Yahoo! Big Idea Chair 2008

Agência: Ability - BRONZE

Título da campanha: HP Varejo ponta a ponta

Melhor campanha de longo prazo


Agência: Umbigo do Mundo Comunicação - BRONZE

Título da campanha: Girasurpresa/Brasil

Melhor campanha de marketing de eventos

Agência: Agencia Boom! - OURO

Título da campanha: Kopenhagen 80 anos

Agência: Pepper Comunicação - PRATA

Título da campanha: MINI Underground

Agência: B\Ferraz Comunicação Promocional Ltda - BRONZE

Título da campanha: Skol Beats Co-creation

Melhor campanha de responsabilidade social


Agência: Mazah - Live Marketing - PRATA

Título da campanha: Não deixe a Rubéola aparecer

Agência: Infinito Cultural - BRONZE
Título da Campanha: Natal Consciente Natura Brasil

Melhor campanha de percepção de marca e experimentação


Agência: B\Ferraz Comunicação Promocional Ltda - PRATA

Título da campanha: Lançamento Oi

Agência: Momentum Promoções - BRONZE

Título da campanha: TIM Guerrilha Aérea

Melhor campanha de comunicação integrada


Agência: B\Ferraz Comunicação Promocional Ltda - OURO

Título da campanha: Lançamento Oi


Agência: Umbigo do Mundo Comunicação - BRONZE

Título da campanha: Gira turma - Por um mundo melhor

Melhor campanha de construção de marca

Agência: JWT – OURO
Título da Campanha: Promoção Deu a Louca no Biro Biro

Agência: BorghierhLowe Propaganda e Marketing - PRATA

Título da campanha: Relançamento de Magnum

Melhor campanha junto ao varejo

Agência: Future Group - BRONZE

Título da campanha: Nestlé Torce por Você

Melhor ideia ou conceito inovador

Agência: JWT - OURO

Título da campanha: Band Aid Alexandre Herchcovitch

Agência:

Bullet - BRONZE

Título da campanha: Banda Volkswagen

Profissionais de Marketing Promocional do Ano

Nacional: Mentor Muniz Neto - SP
Regional: Tony Coelho - RJ

Agências do Ano

B\Ferraz
JWT