segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Concurso "Giraturma por um mundo melhor" dará voz às crianças e aos adolescentes brasileiros

A campanha, criada e implementada pela Umbigo do Mundo para o Giraffas, tem o apoio do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância)


“Para você, o que é um mundo melhor?” Essa é a pergunta que o público infanto-juvenil responderá pela internet, de 15 de agosto a 17 de outubro de 2009, no site do concurso GiraTurma por um Mundo Melhor (http://www.giramundomelhor.com.br/), ação que tem como objetivo estimular a criatividade e a cidadania das crianças de todas as idades por intermédio da reflexão sobre o que eles entendem por um mundo melhor.

E como mobilizar crianças e adolescentes a participar de um concurso sobre um tema tão sério e importante? A Umbigo do Mundo, responsável pelas contas infantil e tween (nem crianças, nem adolescentes) do Giraffas, tem a resposta: utilizando a web como plataforma (um importante e contemporâneo canal de comunicação para crianças e adolescentes), permitindo a eleição dos vencedores pelos próprios participantes e membros de suas redes de relacionamento (multiplicação de forma colaborativa, viral e veloz), premiando a iniciativa com ícones tecnológicos que fazem parte do repertório das crianças de hoje e demonstrando respeito tanto pelas crianças quanto por seus responsáveis.

A participação no concurso é muito fácil, pois basta fazer a inscrição virtual, gravar um vídeo de 15” respondendo “para você, o que é um mundo melhor?”, fazer o upload e convidar os amigos para votar. Além de prêmios, os dois vídeos mais votados serão veiculados no site do UNICEF.

“Por meio da parceria com o UNICEF, o Giraffas tem contribuído para divulgar os direitos que devem ser assegurados a cada uma das crianças brasileiras. O concurso reforça essa ação conjunta ao permitir que meninas e meninos exerçam seu direito de expressar suas idéias e expectativas”, diz Lídia Pereira, Coordenadora de Mobilização de Recursos e Alianças Corporativas do UNICEF no Brasil.

A criação da campanha - Marina Pechlivanis, sócia-diretora da Umbigo do Mundo, explica os processos que nortearam a criação do concurso: “o GiraTurma por um Mundo Melhor celebra uma parceria muito especial e mobilizadora. Quando, em 2008, percebemos o poder que a web tem de congregar o público para uma causa (na ocasião a prática de esportes com o Concurso GiraDança), ficamos encantados com os resultados e inspirados com as possibilidades que esta plataforma poderia trazer. Procuramos então, por um parceiro do tamanho de nossas expectativas, e trouxemos o UNICEF para o planejamento de comunicação integrada do Giraffas.
As GiraSurpresas, com sua performance de edutainment, se transformaram em veículos de comunicação dos direitos das crianças e dos adolescentes, cujos porta-vozes são os personagens da GiraTurma. E esta fórmula social invadiu o PDV, os comerciais para TV, as ações na web…


Agora, vamos dar voz e vez às crianças e adolescentes para ouvir o que pensam sobre “um mundo melhor”, premiando os melhores depoimentos de acordo com voto popular e veiculando-os no site do próprio UNICEF. Esta é a prova de que sim, é possível juntar as forças e promover novos moldes de conscientização social.”

Premiação e Regulamento – Semanalmente serão premiados os dois vídeos mais votados com IPod Shuffle de 1Gb, que serão excluídos das outras votações semanais, mas podem ainda concorrer aos 10 prêmios finais:

1º lugar: Nintendo Wii + Wii Fit + Controle Wii Remote + NunChuk Controle + Wii Sports Resort
2º lugar: notebook com Webcan integrada, sistema Windows
3ºao 5º lugares: Nintendo DSi
6º ao 10º lugares: máquina fotográfica digital de 10 mega pixel.

A Pixellabs foi a responsável por desenvolver não só a ferramenta principal – o hotsite – como também a ferramenta de apoio para os administradores do concurso. A empresa agregou tecnologia de streaming e conversão de vídeos e integrou essas funcionalidades a um cenário totalmente ilustrado, conforme a identidade visual do próprio Giraffas.

Para se inscrever é preciso preencher uma ficha virtual de inscrição e ler o regulamento na íntegra. Os participantes menores de 18 anos necessitam de autorização dos responsáveis legais. Ao serem postados, os vídeos vão para uma fila de moderação e o conteúdo é assistido e analisado por moderadores da Pixellabs. O próximo passo é a validação dos próprios pais, que recebem um link do vídeo por e-mail, e caso considerem o conteúdo inapropriado, podem fazer a exclusão do arquivo. Depois de avaliados, os vídeos ficam disponíveis para votação.

Segundo Luciana Morais, gerente de marketing da rede Giraffas, a escolha da internet como ferramenta para a campanha conjunta com o UNICEF foi baseada em pesquisa realizada pela Norton Online Living Report. O estudo levou em conta os hábitos de internautas em 12 países, entre eles o Brasil. O resultado apontou que as crianças brasileiras são as que passam o maior tempo online: cerca de 70 horas por mês (a média dos outros países pesquisados é de 39 horas). "Queremos aproveitar esse hábito para uma promoção que envolva um conteúdo educativo”, conclui Luciana.

Divulgação – A divulgação do concurso está alicerçada em três pilares: TV, com filme de 30 segundos veiculado na programação infanto-juvenil em TV aberta (Globo) e fechada (Cartoon, Nickelodeon, Discovery Kids, Disney e Disney XD); PDV, com materiais de comunicação; e internet, com banners no site da Cartoon (Cartoonnetwork.com) e ações no Habbo Hotel (notícias e news).

Refeição balanceada também faz parte de um mundo melhor

Consciente do papel da alimentação o desenvolvimento de crianças e adolescentes, há mais de um ano o Giraffas encomendou à Comer e Aprender, empresa especializada em projetos de alimentação equilibrada e educação nutricional para escolas, o estudo de seu cardápio.

“Assessorar o Giraffas na avaliação nutricional do seu cardápio infantil para propor mudanças a fim de torná-lo mais saudável, e ajudar a rede a tornar-se uma referência na preocupação com a alimentação das crianças, está sendo uma experiência muito interessante”, avalia Martha Paschoa, nutricionista da Comer e Aprender.

“Estamos estudando nosso cardápio, por intermédio de pesquisas e análises nutricionais. Com os primeiros resultados planejamos a ação Ajude o Chef, direcionada aos Tweens. Agora chegou a vez do público infantil. E isso é apenas o começo”, garante Luciana Morais.