sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Dúvidas de leitores: Montando uma loja de informática

Pergunta enviada por Rafael Lessa, do Rio de Janeiro.

Prezado Caio,

Possuo uma revenda de produtos e prestação de serviços de informática em Duque de Caxias-RJ e gostaria de ajuda para melhoria do layout e para um melhor aproveitamento do espaço físico, já que a loja possui somente 20m2. Penso em retirar as portas de vidro e trabalhar com a loja como uma extensão da rua para tentar atrair mais público para dentro.

Atrás do balcão, colocamos um armário de ferro com os produtos expostos , porém pensamos em colocar alguns produtos ao alcance do cliente em armários laterais. Será uma boa idéia ou ficará muito apertado?

Além disso, pretendemos fazer divulgação em todo o Estado do RJ e para isso estou padronizando todas as artes (logotipo, papel timbrado, cartões, etc.) a fim de criar uma identidade da Empresa e gostaria que você desse uma opinião sobre o nome fantasia da loja: Control Alt Del Informática.

A idéia era um nome que remetesse ao ramo da informática, mas penso que talvez possa ser um nome de difícil memorização. O que você acha?

Desde já agradeço.

Att,
Rafael Lessa



Olá Rafael

Olha, todas as questões pontuadas por você são muito interessantes.
Em primeiro lugar, realmente tirar as portas de vidro vai tornar seu ponto-de-venda muito mais acessível. É como sempre digo aqui no blog: a loja deve funcionar como uma verdadeira "extensão" da calçada. Muito boa a idéia, sem dúvida.

Da mesma maneira, aproveitar o fundo com e as laterais que antecedem o balcão são ótimas alternativas para oferecer produtos correlatos ou de venda por impulso. Mas vale uma regra básica para maior segurança. Produtos de maior valor atrás do balcão, para evitar furtos. Como opção, você pode utilizar vidros fechando essas laterais, como vitrines. Dá para expor de tudo, sem se preocupar com furtos. Outra opção é a utilização de painéis canaletados em MDF, do tipo "slatwall", que permitem boa versatilidade e ao mesmo tempo ocupam pouco espaço físico.

Quanto ao nome, é complicado dizer, pois nem sempre a teoria funciona e nomes que parecem que nunca vão dar certo acabam funcionando, assim como nomes que tem tudo para dar certo acabam fracassando. Então, vamos por partes. Gosto do nome pela analogia direta ao que é vendido, entretanto é um nome que muita gente não entende e que pode soar "engraçadinho" demais para alguns, podendo destruir uma imagem mais séria e sóbria, caso seja esta a imagem que deseja passar. Enfim, acredito que o nome deve ter tudo a ver com quem você realmente deseja ser para seu consumidor. Uma somatória de todas as características.

Minha aposta: Na verdade o que vai valer é que seus produtos e serviços sejam realmente bons. São eles que vão construir o seu nome ou sua marca, e não o contrário.

Espero ter lhe ajudado

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
www.falandodevarejo.com.br