sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Dúvidas de leitores: Promoção de vendas envolvendo premiação em vale compras

Pergunta enviada por Luis Carvalho

Olá boa noite
Meu nome é Luis sou promotor de vendas.
Gostaria de informações sobre como montar passo a passo uma promoção envolvendo premiação em vale compras em supermercados, de modo a alavancar as vendas e conquistar a confiaça dos clientes.
Tambem gostaria de manter as marcas dos produtos que promovo sempre na mente dos clientes.

Obrigado!!
Luis Carvalho


Olá Luis.

"Alavancar as vendas, conquistar a confiança e manter a marca na mente dos clientes."

Acredito que esse é o foco principal de toda promoção e o sonho de todo produto ou marca do mercado.

Não existe uma receita de sucesso pronta. Na verdade, caso a caso, dependendo do produto e do mercado e do perfil de seus consumidores, é que devem ser moldadas todas as promoções.
Mas vamos lá:

Como regra geral, acredito que o interessante é buscar não somente a premiação em si, mas buscar um diferencial de mercado para seus produtos. O que eles têm que a concorrência não tem melhor?

Se sua resposta for apenas preço, então sugiro que procure um outro diferencial. Conforme sempre "martelamos" aqui no blog: preço não é diferencial, até mesmo porque você está buscando criar fidelidade de compra e cativar seu consumidor (manter na mente dos clientes). Você não deseja que os clientes o vejam como: a marca "baratinha", não é? Na maioria das vezes, baratinha denota a falta de qualidade de um produto.

Como você não citou os produtos em si, as promoções de vale compras podem ser da seguinte maneira:

:: Compre 1, leve 2.
:: Compre produto x, ganhe produto y.
:: Compre este produto, e ganhe 50% na compra da segunda unidade
:: Juntando x embalagens/ rotulos/ tampinhas ganhe uma unidade gratuitamente.


Acredito que essas promoções são interessantes principalmente para um "start" de um produto, ou para buscar alavancar um produto que se encontra em curva descrescente de consumo. Essas promoções buscam "vitaminar" um pouco as vendas. Entretanto, passada a promoção, a não ser que esteja falando de um produto novo, o consumo tende a voltar a curva normal.

A construção de uma marca, a criação de um valor para esta (significa a valia que o consumidor vê nesta), demora e deve ser construída de modo planejado e incansavelmente. Mesmo produtos os quais possuiam pouca valia de mercado, tendo que constantemente brigar por valor no ponto-de-venda, quando bem planejado, conseguiu reverter esta situação e se destacar de maneira impressionante. O caso mais célebre disto é o das Sandálias Havaianas. Popular nos anos 80, brega nos anos 90 e artigo sofisticado e reverenciado no mundo da moda há alguns anos.

Espero ter lhe ajudado.

Um grande abraço,

Caio Camargo
Falando de Varejo
www.falandodevarejo.com.br