sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Índice de cheque pré-datado mantém patamar em alta

Vendas parceladas fortalecem o varejo

O varejo brasileiro registrou saldos positivos nos últimos meses – vendas aumentaram e índice de cheques honrados voltaram aos mesmos patamares do 1º semestre de 2008 - e, cada vez mais, o varejo aposta em parcelamentos para estimular os negócios. Dentre as opções de crédito disponíveis no mercado, o cheque pré-datado tem sido o preferido pelos lojistas e consumidores na hora das compras. "Existem inúmeros motivos para isso, mas o importante é que o pré-datado é o meio que mais permite a negociação direta entre o cliente e o varejista: eles definem juntos as condições de pagamento favoráveis para ambos", explica José Antonio Praxedes Neto, vice-presidente da TeleCheque, empresa especializada em análise de crédito e garantia de cheques.

De acordo com a última pesquisa “Índice de Cheques Pré-Datados TeleCheque”, do total de cheques emitidos em julho no Brasil, 79,6% foram pré-datados. Assim, o pré-datado mantêm o mesmo patamar desde o 1º semestre de 2008, em média de 80% do total dos cheques emitidos, consolidando sua importância no mercado nacional. "Nossos dados apontam um equilíbrio no uso do pré-datado, pois ele foi o meio mais usado durante e, especialmente, depois da crise. Neste último caso, como a crise 'forçou' os consumidores a ajustar seus orçamentos e a se controlar, o comerciante aumentou a confiança em oferecer vendas parceladas com o pré-datado. Ele prefere receber o cheque, pois assim fideliza o cliente e garante as vendas", acrescenta Praxedes.

Índice de Cheques Pré-datados por segmento - No ranking de cheques pré-datados por segmento, o setor de Calçados (88,51%) ficou com a liderança, seguido por Automotivos (87,59%), Móveis e Decoração (87,25%) e Supermercados (84,95%). "Esses números mostram a nova postura do consumidor brasileiro, que está mais consciente na hora de fazer suas compras. O grande destaque é que, em geral, o uso do pré-datado é mais freqüente em compras de valores mais altos, como acessórios automotivos, carros, móveis, material de construção e peças de decoração", resume o vice-presidente.

Pernambuco é o líder em cheques pré-datados - No ranking por Estado, a liderança em julho ficou com Pernambuco (90,48%), que se mantém nessa posição desde maio. Na sequência, estão Rio Grande do Norte (88,52%), Rio de Janeiro (85,63%), Sergipe (84,49%) e Maranhão (84,28%).