quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Momento da virada? Varejo apresenta vendas e lucros em alta

O segundo trimestre do ano começa a ser confirmado como o momento da virada para o varejo brasileiro. A queda nas vendas de alguns setores, devido à crise, parece ter ficado para trás. Como mostra reportagem do GLOBO, nesta quarta-feira, a tendência já aparece nos primeiros resultados divulgados por empresas de varejo de capital aberto e nas apostas dos analistas que acompanham o segmento. Na terça-feira, o Pão de Açúcar divulgou lucro líquido no segundo trimestre 155% superior ao do mesmo período de 2008 - antes, portanto, do agravamento da crise mundial.

A Lojas Renner já havia anunciado na semana passada lucro líquido 2,7% superior ao do segundo trimestre de 2008, superando as projeções dos analistas, que previam uma queda. E a Marisa teve ganhos 46,84% superiores na mesma comparação. na quinta-feira, será conhecido o resultado da Lojas Americanas, que divulga seu balanço junto com o do seu braço de internet, a B2W, dona do Submarino e da Americanas.com. Em apenas dois dias de agosto, as ações da varejista já subiram 10% e as da B2W, 10,61%.

Segundo Marcos Gouvêa, diretor-geral da consultoria Gouvêa e Souza, a manutenção do crédito para o consumidor, apesar de uma maior seletividade, e o aumento da renda das famílias foram fundamentais para que as vendas do setor se mantivessem em alta. Meta de abrir novas lojas aumenta entre as redes de varejo

Com a melhora das expectativas, aumentou a projeção de abertura de novas lojas das redes de varejo. Na rede Marisa, já foram abertas cinco lojas e a meta foi ampliada de seis para nove lojas. A crise também não afetou os investimentos no Rio da Ricardo Eletro, com 275 lojas no país. A meta é ter, até dezembro, 50 lojas no estado e, em 2010, outras 20. Com isso, seriam criados, até o próximo ano, mais de 2 mil vagas na região.

Fonte: O Globo