segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Dúvida de leitores: Como escolher o melhor ponto comercial?

Pergunta enviada por Patricia.

Caro Caio,

Primeiramente gostei muito do seu blog, tem textos interessantes e de fácil leitura.

Bom contanto um pouco da minha história, eu sou produto final da crise, fui demitida no ano passado depois de concluir e meu MBA em Marketing pela FIA e estar no mercado há mais de 10 anos. Depois disto foram várias entrevista e muitos contatos, mas no meio da crise comecei a perceber que a coisa seria bem difícil. Com sito comecei a pensar em um plano B, que confesso já tinha na cabeça há muito tempo, mas sem coragem para colocar em prática, a abertura de uma franquia.


Bom pesquisei e muito, fui em várias reuniões de apresentação dos negócios, e conversei com muitos franqueados, produto final: escolhi a abertura de uma loja de produtos naturais. Agora que eu precisaria da sua ajuda, estou neste momento a procura de ponto comercial e gostaria que você me indicasse alguns materiais sobre o assunto, sei que é de suma importância a localização do ponto de venda, e por muitas vezes me sinto perdida de como procurar, o franqueador dá uma assistência mais o franqueado tem que procurar e depois ele vai e faz uma análise.

Obrigado e bom trabalho

Abraços
Patricia

Ola Patricia.

Obrigado pelos elogios ao blog.

Realmente a escolha correta do local onde será instalado o ponto-de-venda pode ser um dos fatores determinantes para o sucesso.

Existe pouca literatura sobre o assunto, pensando em seus produtos, com utilização cada vez mais em voga, podemos pensar algumas situações do tipo:

As pessoas consomem esse tipo de produto em qual horário ? Isso influi em que lado da via você deve estar, principalmente se em uma via de grande circulação, ou ainda de muito transito. Produtos consumidos durante o dia, ou comprados pela manhã, têm melhores resultados quando implantados no sentido bairro-centro de uma via, ao passo que as pessoas estão comprando o produto ANTES de irem ao local de trabalho. Do contrário, o sentido centro-bairro vai privilegiar produtos que o consumidor compra ao voltar para casa (materiais para construção, automóveis, supermercados).

Pelo tipo de negocio, é de certa obviedade que locais de grandes concentrações, como edifícios ou escritórios poderão apresentar resultados melhores do que zonas residenciais, entretanto, em zonas nobres, esse tipo de produto vem sendo cada vez mais utilizado e procurado, portanto, pode ser uma excelente oportunidade.

Via de regra, locais em esquinas acabam sendo mais propícios do que edificações localizadas no meio de um bloco.

Como disse, essas situações são genéricas, mas mesmo assim, espero ter lhe ajudado.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo

FALANDO DE VAREJO
www.falandodevarejo.com.br