terça-feira, 22 de setembro de 2009

Dúvidas de leitores: O que abrir em minha cidade?

Pergunta enviada por Osanan Tavares Maciel Filho, de Santa Luzia, Maranhão

Olá Caio
Moro em uma pequena cidade de 80 mil habitantes.
Será que você pode dar alguma idéia de um pequeno negocio que pode dar certo
em um cidade pequena?


Desde já agradeço.
Abração.
Osanan Tavares


Olá Osanan,

Veja, não existe formula mágica para abertura de um novo negócio.

Mesmo tendo o número de habitantes, acredito que o mais interessante é traçar um perfil da cidade ou da região na qual você pretende abrir seu ponto-de-venda, buscando levantar quais são as maiores necessidades e desejos da população.

Mesmo se você levantar alguma informação interessante, sobre a necessidade de um mercadinho ou de uma padaria, por exemplo, você antes de abrir sua empresa, deve procurar saber mais sobre o assunto, se aprofundar sobre os prós e contras do novo negócio. Acredito que pelo trabalho que vem realizando o Sebrae pode ser um excelente parceiro nessa sua escolha.Da mesma maneira, caso se interesse por um tipo de comércio específico, você pode procurar alguma entidade específica, como Acomac´s, CDL´s, e por aí vai no intuito de obter maiores informações.

De maneira geral, os ventos da economia vem proporcionando bons resultados para varejos de construção e de alimentos. Mesmo o varejo de eletro-eletronicos que chegou a sofrer com a crise no inicio do ano, já começa a dar sinais de um excelente e próspero Natal. Entretanto, não se apegue às ondas, não procure abrir um negócio, somente porque parece que o momento é próspero. Afinal de contas, uma empresa deve ser planejada para sobreviver em qualquer tipo de onda que possa ocorrer na economia.

Espero ter lhe ajudado

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
Falando de Varejo
www.falandodevarejo.com.br