segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Nova ferramenta de comunicação, o Twitter tem estreitado laços entre empresas e clientes

Essa é uma matéria na qual eu participei, e que foi publicada no site da CNDL (Câmara Nacional do Dirigente Lojista). Para ver a materia no site, clique aqui

Nova ferramenta de comunicação, o Twitter tem estreitado laços entre empresas e clientes

Com cerca de 45 milhões de usuários em todo o mundo, o Twitter é uma das redes sociais com maior visibilidade e popularidade da internet. Com funcionamento similar ao de um microblog, a ferramenta possibilita a postagem gratuita de conteúdos com até 140 caracteres, que podem ser acompanhados e retransmitidos pelos usuários, chamados de seguidores. Utilizada por um público cada vez mais abrangente, que vai desde anônimos narrando seus cotidianos até famosos e veículos de comunicação informando sobre as últimas notícias, o microblog também se transformou na aposta de empresas para a divulgação de suas marcas e produtos.

A iniciativa já foi adotada por estabelecimentos comerciais como Lojas Americanas, Submarino Viagens, Starbucks e Kodak. Através de constantes atualizações, o consumidor, ou o futuro consumidor, é conectado a uma página onde é possível encontrar mais informações sobre serviços, promoções, lançamentos e eventos da empresa. Quando resolve seguir um perfil, o usuário passa a acompanhar as postagens de forma voluntária, automática e ininterrupta, recebendo as atualizações de forma instantânea.

As vantagens para marcas e empresas são muitas. “Como até o momento só é possível postar por meio de texto e não são necessários custos para a confecção e implantação de banners ou imagens específicas, acaba otimizando o tempo e o custo das operações de divulgação e marketing”, analisa Caio Camargo, especialista em ponto de venda, comunicação visual e layout de loja.

Além do caráter promocional, o Twitter também possibilita gratuitamente, que o feedback dos consumidores chegue de maneira informal às empresas, já que a associação à ferramenta é feita de maneira voluntária. Camargo ainda aconselha a empresa a “seguir” o perfil dos seus clientes para demonstrar a atenção dispensada a eles. “Ainda não é possível prever se o Twitter será realmente um avanço ou somente uma febre, como o Second Life, onde várias empresas abriram até mesmo lojas virtuais. Mas se é gratuito e pode render tão bons frutos, por que não tentar?”.

Farinha Pura

“Saindo do forno: pão francês quentinho”. Esse é apenas um exemplo de mensagem capaz de dar água na boca nos seguidores do perfil @farinhapura, situado no Rio de Janeiro. Os tweets são capazes de fazer com que os clientes corram para o empório gastronômico. A atualização é instantânea: assim que o padeiro entrega uma nova fornada de pães ou doces, os clientes ficam sabendo por meio das postagens na rede social.

Mas não é só isso. Para agradar ainda mais os consumidores e fazer com que acessem o perfil no Twitter, a Farinha Pura também investe em promoções exclusivas para os usuários, oferecendo descontos para quem falar a senha descrita nas mensagens. “A senha para descontos de 5% hoje é mortadela”, cita o tweet publicado às 7h do dia 14 de agosto

A estratégia foi idéia de Tiago Pitta, que trabalha no departamento de marketing da padaria. "Depois de muito pensar em o quê levar ao nosso cliente, aquele "What are you doing? chamou atenção e a resposta foi: pão. E começamos assim a atualizar fornadas, promoções e tudo mais que o mercado vinha fazendo. Conseguimos alguns clientes novos e fidelizamos muitos outros. Muitas pessoas seguem apenas por se tratar de um case interessante e alegam que não vão passar pelo Rio sem visitar a loja", comemora.

Perfil dos usuários brasileiros

61% dos usuários do Twitter no Brasil são homens entre 21 e 30 anos, solteiros e moradores dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Foi o que demonstrou pesquisa encomendada pela agência Bullet realizada em abril deste ano com 3.268 usuários brasileiros do microblog.

O levantamento ainda mostrou que a maioria possui ensino superior completo e renda mensal compreendida entre R$ 1001 e R$ 5000. Os usuários passam cerca de 50 horas semanais conectados à internet e cerca de 60% deles são considerados formadores de opinião: possuem um blog e conheceram a ferramenta através de amigos ou posts em outros blogs.

De acordo com a pesquisa, 51% consideram interessantes os perfis corporativos, desde que utilizados com relevância, e 50% nunca participaram de ações promocionais, mas consideram uma experiência interessante. No que diz respeito à ação publicitária, 30% dos usuários já participaram de alguma e 70% seguem ou já seguiram algum perfil corporativo no Twitter.