terça-feira, 15 de setembro de 2009

Resultado das vendas no varejo pode confirmar retomada

Após o bom resultado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no segundo trimestre, que registrou crescimento de 1,9% da economia em relação aos três primeiros meses do ano, o processo de retomada econômica será medido mais uma vez durante esta semana. Na terça-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anuncia o desempenho das vendas no varejo em julho.

Depois de um começo de ano difícil, o comércio vem apresentando recuperação, de acordo com os números mais recentes. Em junho, as vendas cresceram 1,7% na comparação com o mês anterior e 5,6% frente ao mesmo período de 2008. Pelas projeções do Banco Fator, as vendas devem apresentar desempenho mais tímido em julho, mas ainda assim positivo, com aumento de 0,6% em relação a junho.

Na segunda-feira pela manhã, o Banco Central anuncia o relatório Focus, com as expectativas das instituições financeiras para os principais indicadores macroeconômicos brasileiros. A expectativa é de que haja uma revisão nas projeções para a economia após a divulgação do PIB do segundo trimestre.

Outro dado que será olhado com lupa pelos analistas é o de arrecadação de impostos em agosto, previsto para sair na quinta-feira. Além da importância econômica, o resultado é tema de controvérsia política, principalmente diante da polêmica que envolveu a saída da ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira. Em julho, o total arrecadado pelo governo com impostos, contribuições e taxas atingiu R$ 58,7 bilhões.

Fonte: Estadão
Post Anterior
Próximo Post

0 comentários:


Não deixe de participar!
Qual sua opinião sobre o conteúdo acima?