sábado, 31 de outubro de 2009

‘80% das compras online são pagas com cartão de crédito’, afirma ACSP e camara-e.net

Seminário de comércio eletrônico para PMEs orienta empresários sobre negócios via web

A Distrital Lapa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) recebeu, nesta sexta-feira (30/10), mais um seminário regional de e-commerce para PMEs, destinado ao pequeno empreendedor local. No evento, foram exibidos números e ferramentas que fazem do comércio eletrônico um grande impulsionador de negócios, inclusive no universo das PMEs.

A superintendente de Marketing da ACSP, Sandra Turchi, argumentou que a presença digital é de suma importância, porém, alertou que o planejamento é vital para sua funcionalidade. “Devido à falta de planejamento, 45% dos empreendimentos virtuais cancelam suas atividades antes mesmo do primeiro mês”, alerta a executiva, acrescentando que a crise econômica não estagnou o comércio online: “em 2009, o e-commerce fechará o ano com R$ 10,5 bi de faturamento, 28% a mais do que em 2008”, aponta.

Sandra também enfatizou que a massiva utilização do cartão de crédito como opção de pagamento é característica peculiar do comércio eletrônico, bem como o prazo prolongado de pagamentos. Tal informação, também foi confirmada pela coordenadora de Novos Negócios da Pagseguro, Joyce Boano: “mais de 55% das compras online são parceladas. É inegável que atualmente vivemos na era do crédito’”, afirma.

O diretor da Camara-e.net, Gerson Rolim, destacou a tendência de redução da participação dos grandes varejistas no comércio online e, em contrapartida, das PMEs que aumentarão ainda mais sua participação. “Mesmo com a contração do market share das grandes lojas no e-commerce, a pequena empresa participará mais e o universo do negócio virtual continuará crescendo. Essa é a grande tendência do futuro”, comemora Rolim.

O executivo fechou o evento retomando a importância da questão do crédito nas compras online. “No Brasil, 80% das vendas via e-commerce são realizadas com cartões de crédito. Isso é uma grande oportunidade de desafio para o e-commerce, pois mostra que, além de confiabilidade, também devemos fornecer condições favoráveis para fomentar o comércio eletrônico”, finaliza.