segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Após reforma, ruas veem movimento subir até 150%

Aumento de até 30% no faturamento e de 150% no movimento nas lojas são alguns dos resultados positivos que apresentaram outras ruas comerciais que passaram por processo de reurbanização na capital, como a Rua João Cachoeira, no bairro do Itaim-Bibi, e a Rua Oscar Freire, nos Jardins, ambos na zona sul de São Paulo. "No primeiro ano, tivemos aumento de 23% no faturamento geral das lojas e, depois, estabilizou em 15% a mais do que antes", disse o comerciante Felipe Naufel, diretor da associação de lojistas da João Cachoeira, primeira via a passar por uma requalificação desse tipo, em 2002.

Naufel chegou a trabalhar dentro da Prefeitura com o projeto de revitalização de vias comerciais. "Reformar a rua inteira chama a atenção dos clientes e faz com que os comerciantes deem mais valor ao espaço que ocupam." A reforma incluiu totens de identificação visual, fios enterrados (mas só em um dos lados da via) e calçadas refeitas, com um investimento de R$ 2,3 milhões.

Na Rua Oscar Freire - que se tornou maior referência entre as vias de comércio de luxo do País -, o movimento aumentou 150% (de 13 mil para 33 mil clientes por dia) após uma reforma completa, em 2006. Outros bons exemplos de ruas comerciais revitalizadas após convênios entre lojistas e município foram a Avanhandava, no centro, e a Joaquim Nabuco, no Brooklin, na zona sul.

"Há bons exemplos no mundo todo de ruas requalificadas que tiveram incremento econômico e melhoria de autoestima de seus lojistas e da própria cidade", diz a urbanista Cecilia Martinez, diretora do programa ONU-Habitat para a América Latina e o Caribe, que esteve na capital na sexta-feira, para visitar a Alameda Gabriel Monteiro da Silva. "Algo semelhante ao que se passa no Brasil ocorreu no México, quando todas as ruas do centro histórico da capital passaram por renovação, em 2003", diz Cecília. "Cada vez mais, os comerciantes percebem que para eles é bom negócio, e a administração das cidades, também."

Fonte: Agência Estado / Último Segundo