terça-feira, 13 de outubro de 2009

Cheques honrados mantêm crescimento

Compras dentro do orçamento fazem parte do novo estilo do consumidor brasileiro

O varejo nacional tem motivos para comemorar, pois os brasileiros definitivamente retomaram as compras e recuperaram o crédito. Segundo a última pesquisa da TeleCheque, empresa especializada em análise de crédito e garantia de cheques, do total de cheques emitidos no mês de setembro, 97,75% foram honrados, o que significa um crescimento de 0,78% quando comparado com o mesmo período do ano anterior e 0,08% em relação ao mês de agosto desse ano. "Nossos indicadores retratam um momento de estabilidade econômica pós-crise. Os patamares atingidos estão superiores aos de 2008, justamente o ano em que a oferta de crédito, a oportunidade de emprego e a valorização do real eram melhores", declara José Antônio Praxedes Neto, vice-presidente da TeleCheque.

Diante desse quadro, os lojistas já estimam que as vendas de final de ano serão positivas. "Como os consumidores estão honrando os pagamentos, o varejista fica mais confiante na hora da venda e mais seguro para apostar em promoções e parcelamentos mais arrojados, incentivando, inclusive, o uso do cheque pré-datado. Este meio é atraente porque oferece facilidade e maior flexibilidade de negociação direta entre o lojista e o consumidor", acrescenta o vice-presidente.
No último mês de setembro, os cheques foram mais honrados nos segmentos de Postos de Combustíveis (98,38%), Saúde (98,15%), Supermercados (98,03%) e Automotivos (97,90%). "Há sete meses a TeleCheque vem registrando melhor comportamento e mais adimplência. Estamos apostando que essa nova postura irá influenciar positivamente no país daqui para frente", conclui Praxedes.

No ranking por Estado, a liderança de cheques honrados ficou pelo segundo mês consecutivo com Sergipe (98,49%), seguido de Minas Gerais (98,37%), Paraná (98,24%) e Paraíba (98,21%), que foi o grande destaque, pois subiu sete posições, o equivalente a um aumento de 0,43% de agosto para setembro.

Vale ressaltar que os critérios de pesquisa da TeleCheque levam em conta os valores em reais das transações com cheques - e não a quantidade de folhas de cheques emitidas-, metodologia considerada mais adequada à realidade e às necessidades do varejo.