sábado, 17 de outubro de 2009

Dúvida de leitores: Loja em de bijuterias em Floripa

Pergunta enviada por André Tiago, de Florianópolis (SC)

Olá gostaria de parabenizar o site pelas informações úteis que nele são praticadas. Gostaria de um auxilio do site e dos amigos que nele frenquentam...

Descrição do negócio:

Moro em Florianópolis, estou colocando uma loja de bijouterias na praia para a temporada de verão 2009/2010 em uma das praias mais movimentadas e visitadas na região, principalmente por argentinos, a loja fica em um centro comercial na avenida principal, cerca de 250 metros da praia, a mesma tem 15 m3, o centro comercial tem apenas 1 entrada/saida, minha loja fica localizada no meio do corredor, em frente a um salão de cabelereiros, estou pensando em colocar produtos de bijouterias (aneis, brincos, colares, prendedores, etc) com valor máximo de venda de R$ 15,00.

Dúvidas

Sobre o nome:

O nome ainda nao foi definido, pensei em algumas opções como Beach bijoux, Chick bijux. mas o fato é que queria algo que ligasse o preço baixo com o nome e fosse de conhecimento geral (argentinos e brasileiros)

Sobre cores:

A loja tem o teto em gesso, coloquei ar condicionado tudo para deixar um ambiente confortavel para que as clientes possam ficar mais tempo na loja, porém estou em dúvida com as cores que aplico na loja, a loja está toda branca, vi em ooutro depoimento colocar cores pastéis, mas esse tom chamaria atenção dos clientes que passam pela galeria? estou pensando em pintar apenas a parede do fundo, e deixar as outras brancas.

Da divulgação:

É uma loja de temporada, portanto a divulgação deve ser eficiente, pq os clientes nao ficam mais que 1 semana na cidade, por isso estou cheio de dúvidas que tipo de publicidade faço para reter esses clientes, panfletos na praia não é uma coisa legal nem ecológico, queremos a praia limpa, estive pensando em abordar as pessoas na frente da galeria e convida-las para conhecer a loja, fazer brincadeiras interativas na praia (jogo de dados ao ar dependendo da numeração ganha um brinde, e a pessoa busca na loja) coisas do tipo, até um avião passando na praia com uma faixa, falando sobre a loja ja imaginei, mas td tem q ser avaliado pelo custo X beneficio.

Obrigado,
André T. Silva

Olá André.

Primeiramente muito boa a estratégia. Agradeço também a descrição detalhada de seu problema. Quanto mais detalhes, mais fácil encontrar uma solução.

Quanto ao nome:

Acredito ser interessante a ligação do produto com a loja, principalmente se um de seus alvos for o turista. Acredito que ao invés de utilizar o termo bijoux, deveria utilizar "bijuteria", mais fácil de ser compreendido pelos turistas de outros países. Quanto ao primeiro nome, acredito que a palavra chic, em muitos casos que vejo por aí, acaba mais funcionando de maneira pejorativa do que agregando valor à marca. Pense assim: O que é chic nao precisa ser dito, pois é imediatamente reconhecido. Somar praia ou "beach" em seu nome somente se as peças tiverem alguma referencia muito forte (e não apenas local) com a praia, com materiais feitos de conchas, por exemplo.

O que tem funcionado muito bem no mercado é a adição de nomes próprios (de preferencia femininos) que acabam levando à marca quase que uma assinatura.

É uma idéia interessante. Se a loja for um sucesso, ter um nome mais neutro pode te propiciar novos pontos-de-venda em locais distantes da praia. A analogia do nome deve estar ligada ao produto, e não ao local.

Quanto as cores:

Cores que funcionam bem (para apenas uma parede): Roxo, Verde forte, e até mesmo tons amadeirados, como o marrom ou castanho. Esses tons podem acrescentar feminilidade, jovialidade ou até mesmo sofisticação de acordo com o mix de produtos que você pretende expor.

Entretanto, combinaria essas cores não com o branco, mas com um tom creme ou amarelo muito claro, quase branco.


Quanto a divulgação:

Você comentou sobre turistas. Porque não faz uma ação conjunta com os hotéis e até mesmo restaurantes e bares próximos (na verdade, todo tipo de local que um turista possa frequentar) e ofereça vouchers de desconto para clientes desses estabelecimentos ?

Ex: Cliente do Hotel "Fulano´s Praia Hotel" tem 5% de desconto em nossas peças ao apresentar este cupom.

Com o tempo, você ainda consegue mensurar que tipo de local (hotel, restaurante, bar) lhe traz resultado e buscar reforçar ainda mais a ação nesses locais, ou buscar encontrar novas possibilidades para os locais que não funcionam bem.

Espero ter lhe ajudado

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO