sábado, 17 de outubro de 2009

Fecomercio debate recuperação judicial de empresas

Evento acontece dia 22 de outubro e vai mostrar casos de sucesso; pedidos de recuperação judicial crescem 185% no primeiro semestre de 2009

Entre janeiro e junho deste ano, ingressaram na Justiça 391 pedidos de recuperação judicial de empresas no Brasil, o que representa um salto de 185% quando comparado ao total registrado no primeiro semestre de 2008 (137 pedidos). Se compararmos apenas o mês de junho, os pedidos de recuperação judicial feitos no Poder Judiciário somam mais que o dobro com 57 pedidos em 2009 ante os 23 em junho do ano passado.

Este crescimento do número de pedidos de recuperação judicial é reflexo direto dos efeitos da crise na vida real das empresas, iniciada no segundo semestre do ano passado, com menor oferta de crédito e consequente queda da atividade econômica pela escassez de recursos disponíveis. Para debater o assunto, a Fecomercio realiza no dia 22 de outubro o evento Recuperação Judicial de Empresas – Reinventando-se em momentos de crise na sede da Federação em São Paulo.

A crise afetou empresas nacionais que, ao longo do ano, tiveram seu passivo de curto prazo elevado em níveis maiores do que sua geração de caixa. “O benefício legal da recuperação judicial tem sido utilizado pelas empresas, principalmente como proteção e ferramenta para equacionamento do passivo, muitas vezes já abalado pelos apontamentos efetuados pelos credores junto aos órgãos de proteção de crédito”, comenta Luís Flora, diretor jurídico da Fecomercio.

Durante o evento Recuperação Judicial de Empresas – Reinventando-se em momentos de crise serão debatidos temas pertinentes ao assunto, tais como travas bancárias no âmbito da recuperação judicial e aspectos jurídicos desse segmento nas empresas. Além disso, uma visão do Ministério Público, com a participação dos promotores de Justiça, Arthur Migliari Jr. e Marco Antonio Marcondes Pereira, e cases de empresas que passaram pela recuperação judicial e conseguiram superar as dificuldades.

Os especialistas Alexandre Alves Lazzarini, juiz substitutivo de 2º grau, e Ricardo Tepedino, do Instituto de Recuperação de Empresas, falarão sobre empresas que passaram pela recuperação judicial e superaram suas dificuldades. Na parte da tarde, os debates contarão com a mediação de Renata Mota Maciel, juíza da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo. Dra. Renata (28 anos) foi responsável pela aprovação do plano de recuperação judicial da VarigLog

Serviço:

Recuperação Judicial de Empresas
Data: 22/10 - Quinta-feira
Horário: das 9h às 16h30
Credenciamento gratuito: www.fecomercio.com.br
Local: sede da Fecomercio – Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 3º andar