terça-feira, 13 de outubro de 2009

Grupo Pão de Açúcar lança projeto pioneiro em sustentabilidade

Embalagens descartadas pelos consumidores são recicladas e retornam ao consumo em novos produtos da marca Taeq

O Grupo Pão de Açúcar dá mais um passo na direção da sustentabilidade e lança o projeto de Logística Reversa Taeq, em que passa a gerenciar o ciclo de vida das embalagens entregues nas Estações de Reciclagem e nos Caixas Verdes localizados nas lojas do Grupo e que serão utilizadas pela marca exclusiva Taeq.

A ação, pioneira no varejo brasileiro, permite que as embalagens descartadas nos postos de coleta da rede, possam ser recicladas e retornem aos super e hipermercados da empresa em cartuchos que embalam os produtos de sua marca exclusiva. A primeira etapa do projeto contempla as embalagens cartonadas, onde Taeq já utiliza parte do insumo proveniente de aparas de papel - 50% de material de embalagens recicláveis e 50% de resíduo industrial - nas linhas de chás orgânicos, cama, mesa e banho, sabonete em barra, barrinhas de cereal orgânicas e uva-passa. Para 2010 a ação deve se estender a outros materiais como plástico, aço, alumínio e vidro e outras linhas de produtos.

O processo obedece a um ciclo sustentável, o qual começa e termina nas lojas do Grupo Pão de Açúcar e tem total aderência à proposta da marca. “Nosso cuidado se reflete não só com a qualidade dos produtos que oferecemos mas também com o impacto do nosso negócio no meio ambiente”, declara Alexandra Jakob Santos, diretora de marcas exclusivas do Grupo Pão de Açúcar. “Essa é só a primeira etapa. Já estudamos a viabilidade de ampliar o projeto para outros insumos”, comemora Jakob.

Com o seu programa de logística reversa, o Grupo Pão de Açúcar passa a monitorar a cadeia produtiva das embalagens Taeq: da coleta de materiais, separação e produção de papel cartão, passando pela gráfica que imprime os cartuchos e o fornecedor que os utiliza na etapa final da manufatura, fechando o ciclo da produção: da arrecadação dos insumos até a fase final, a da embalagem dos produtos e chegando até o consumidor final e o descarte dos resíduos recicláveis.
A empresa responsável pela transformação do papel reciclado para o Grupo Pão de Açúcar é a Papirus. Essa indústria compra o material reciclável da cooperativa Vira-Lata, que realiza a coleta dos resíduos nas lojas do Grupo e segrega esse material permitindo que seja identificado para utilização na etapa seguinte: a de produção. Nesta fase, as aparas são transformadas em papel (Vita Carta GPA), que será comprado pela indústria gráfica para a produção dos cartuchos que irão embalar os produtos Taeq.

O programa de Logística Reversa Taeq, tem início no Estado de São Paulo tendo como parceira a cooperativa de catadores ‘Vira Lata’. “O Grupo Pão de Açúcar foi pioneiro no lançamento de programas de reciclagem pré e pós consumo e essa experiência foi um grande facilitador na realização do projeto”, declara Paulo Pompilio, diretor de Responsabilidade Sócioambiental do Grupo. “O próximo passo é incluir outras praças onde já realizamos o programa de reciclagem”, completa.

Para realização dessa ação, durante um ano, foram realizadas pesquisas e estudos envolvendo os processos de rastreabilidade para garantir a integração entre as esferas econômica, ambiental e social. A iniciativa reforça a política do Grupo de envolver a comunidade em ações de multiplicação do consumo consciente e desenvolvimento social, já que essa prática coíbe o descarte indevido de embalagens e beneficia as cooperativas de catadores.

“Cuidamos de cada etapa do processo para que seja inteiramente sustentável. A reciclagem minimiza a extração dos recursos naturais e o custo do papel que resulta desse processo é compatível com seu similar virgem”, esclarece Alexandra Jakob. Pompilio completa: “Essa ação está relacionada com as causas da empresa na medida em que amplia a consciência ambiental dos nossos clientes e traz benefícios aos trabalhadores da cooperativa de reciclagem Vira-Lata, nossa parceira no projeto, que podem transformar a verba obtida a partir da venda dos resíduos em renda mensal para suas famílias”.

Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever e Caixa Verde

Pioneiro em ações de sustentabilidade no varejo, o Grupo Pão de Açúcar conta com o maior programa privado de reciclagem do País. Iniciado na rede Pão de Açúcar em 2001, as Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever recebem, mensalmente, mais de 500 toneladas de resíduos que são entregues a cooperativas de reciclagem. A ação já arrecadou, desde seu lançamento, 30 mil toneladas de resíduos, 50% desse total em papel, 22% em plástico, 22% em vidro, além de metal, alumínio e óleo.

Localizadas nos estacionamentos das lojas, as Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever funcionam como Postos de Entrega Voluntária (PEVs), onde os clientes contam com a ajuda dos “fiscais da natureza” - atendentes responsáveis pela organização, limpeza e orientação sobre o programa – que auxiliam na triagem do material que será enviado às Cooperativas de Reciclagem. Além do caráter ambiental da ação, oferecendo uma solução simples para a prática do consumo consciente, e de preservação do meio ambiente, o projeto também exerce um papel social, com a geração de emprego e renda aos cooperados.

O Grupo Pão de Açúcar lançou, em 2008, o seu programa de reciclagem pré-consumo: o “Caixa Verde”. Com esse programa, os clientes podem depositar as embalagens dos produtos adquiridos nas lojas antes mesmo de levá-los para casa. Localizada na saída dos caixas de pagamento, os clientes podem descartar embalagens de papelão, sacos plásticos e outros resíduos recicláveis. Exemplificando: ao invés de levar a pasta de dentes e sua respectiva caixinha, o cliente descarta a embalagem para reciclagem no ato da compra e leva só o produto. As doações são voluntárias e a ação conta com a parceria da Universidade Positivo (PR).

Sobre TAEQ - Do neologismo entre as palavras orientais ‘Tao’ (equilíbrio) + ‘Eki’ (anergia vital), a marca TAEQ foi lançada em setembro de 2006 pelo Grupo Pão de Açúcar. Transversal a todas as redes da empresa - Extra, Pão de Açúcar, Sendas, CompreBem, ABC CompreBem - Taeq conta com uma linha de produtos dividida em cinco pilares: Nutrição, Orgânico, Esporte, Casa e Beleza., com uma linha que envolve mais de 1.500 itens. Além dos produtos, a marca avançou na criação de espaços exclusivos de venda do produto e já conta com treze lojas exclusivas distribuídas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Brasília. Informações pelo SAC: 0800 15 21 34 ou pelo site www.taeq.com.br