quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Inadimplência no varejo cai em setembro

A inadimplência no varejo nacional parece ter dado uma trégua. Pesquisa realizada pela TeleCheque, empresa especializada em análise de crédito, do total de cheques emitidos no mês de setembro, 97,75% foram honrados - o que significa um crescimento de 0,78% quando comparado com o mesmo período em 2008 e 0,08% em relação ao mês de agosto desse ano.
O cenário é justificado pela estabilidade econômica pós-crise financeira. Os patamares atingidos estão superiores aos de 2008, justamente o ano em que a oferta de crédito, a oportunidade de emprego e a valorização do real eram melhores, explicou o vice-presidente da entidade, José Antônio Praxedes Neto.

Ainda de acordo com o levantamento, em setembro os cheques foram mais honrados nos segmentos de postos de combustíveis (98,38%), saúde (98,15%), supermercados (98,03%) e automotivos (97,90%).

"Com a dificuldade de conseguir crédito durante a crise, as pessoas aprenderam a poupar mais e não gastar tanto com supérfluos", justificou o diretor da TeleCheque Eliel Vilela.
Segundo ele, até dezembro o índice de inadimplência deve ficar cada vez menor. No início do ano que vem, devido às compras de final de ano e acumulo de impostos e dívidas, os consumidores tendem a ter dificuldades em honrar cheques pré-datados - que são emitidos, geralmente, para 30, 60 e 90 dias. "Ou seja, em março o número de cheques devolvidos deve atingir seu ápice."
Na região, o cenário não será diferente. Para o presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), Sidnei Muneratti, os consumidores costumam quitar suas dívidas com a proximidade do final do ano para terem crédito. "Mas, se não houver planejamento, é claro que a inadimplência aumentará."

Valter Carriel, gerente-geral da Aciam (Associação Comercial e Empresarial de Mauá), completa dizendo que os gastos acima do limite começam a aparecer no primeiro trimestre do ano. "Varejistas já contam com isso. É um ciclo que se repete todos os anos."

REGIÕES - No ranking por Estados, a liderança de cheques honrados ficou pelo segundo mês consecutivo com Sergipe (98,49%), seguido de Minas Gerais (98,37%), Paraná (98,24%) e Paraíba (98,21%). No Estado de São Paulo, o índice ficou em 97,48% (2,52% devolvidos).

Fonte: Diario do Grande ABC