quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Mundo Verde promove ação para incentivo a dieta saudável na infância

Rede distribui folders com informações nutricionais e receitas saborosas, além do gibi Mundinho Verde, com lições de ecologia. Campanha também usa mídias sociais

O Brasil possui 6 milhões de adolescentes obesos e estima-se que o número de crianças acima do peso tenha crescido cinco vezes nos últimos 20 anos, segundo dados do Ministério da Saúde. Entre os principais fatores associados à obesidade infantil estão o sedentarismo e o maior consumo de alimentos ricos em carboidratos refinados e gorduras, provocado pela onda de fast foods no mercado.

Sempre preocupada com a saúde e a qualidade de vida, a rede MUNDO VERDE – especializada em produtos naturais, orgânicos e para bem-estar – lança a campanha “Nutrição com sabor de diversão”, para incentivo à alimentação saudável na infância. O objetivo é aproveitar o mês das crianças para conscientizar mães, crianças e adolescentes sobre a importância de uma dieta equilibrada desde cedo, além de orientá-los com indicações de guloseimas e receitas de lanches saudáveis.

A campanha prevê a distribuição, em 118 lojas Mundo Verde no país, de 120 mil folders, contendo receitas como Suco Mistureba de Frutas e Hambúrguer Natureba e dicas de guloseimas saudáveis que podem ser encontradas nas lojas da rede. A ação também envolve a divulgação do Alô Nutricionista Mundo Verde, um serviço gratuito disponível pelo telefone 0800 0222528 e pelo portal www.mundoverde.com, para tirar as dúvidas das mamães na hora da alimentação dos filhos.

Como parte da campanha, entre os dias 10 e 12 de outubro, as unidades participantes também distribuirão gratuitamente 12 mil exemplares do novo Gibi Mundinho Verde, que traz uma lição de ecologia para a criançada. As ações são comunicadas pelas mídias sociais na web – Orkut, Twitter, Facebook e Flickr –, no Blog, no Portal e na Newsletter Mundo Verde, informativo semanal enviado para mais de 30 mil emails, na maioria de clientes cadastrados pelas lojas e pelo site.

O diretor de Marketing do Mundo Verde, Donato Ramos, afirma que o principal objetivo da nova campanha é promover a alimentação saudável entre o público infantil e juvenil. “Nosso intuito é mostrar para as mães que a rede oferece grande variedade de opções de guloseimas saudáveis para crianças de todas as idades, inclusive as que têm restrições alimentares, e assim trabalhar a importância da alimentação saudável na infância, apresentando o Mundo Verde como uma opção de compra também para crianças e adolescentes”, destaca.

Com as ações, a rede pretende aumentar em 30% as vendas de produtos que são atrativos para o público infanto-juvenil, bem como a cesta de produtos dos clientes adultos do Mundo Verde ao comprarem alimentos para seus filhos e netos. “Queremos introduzir a alimentação saudável e a marca Mundo Verde entre jovens consumidores e fortalecer a marca como referência em alimentação saudável para todas as idades”, explica o diretor Donato Ramos.

Opção em guloseimas saudáveis

Ramos lembra que foi a partir da preocupação com os males causados pelas guloseimas que algumas empresas alimentícias buscaram a ajuda de nutricionistas para desenvolver produtos saborosos e ao mesmo tempo nutritivos, evitando assim os dedos engordurados e a consciência pesada depois de consumi-los. Hoje é possível substituir os salgadinhos fritos por biscoitos integrais ou petiscos assados, comer um brownie sem lactose e sem glúten ou uma barra de chocolate sem leite ou açúcar, mas que possui fibras e antioxidantes naturais.

Este mercado em ascensão também é uma alternativa para adultos e crianças que não podiam comer determinados alimentos por sofrer de intolerância a certos componentes, como açúcar, lactose e glúten. “Atualmente, graças à grande diversidade de produtos disponíveis no mercado, é possível uma criança celíaca (intolerante ao glúten) comer um cookie de maçã ou de chocolate. Menos prejudiciais, as guloseimas saudáveis são uma opção, mas seu consumo deve ser moderado”, explica Donato Ramos, diretor de Marketing da rede Mundo Verde.

As lojas Mundo Verde oferecem uma grande variedade de produtos para os consumidores mirins se deliciarem com esses pequenos prazeres e evitarem os problemas típicos do excesso de peso. Confira as dicas para substituir as guloseimas tradicionais por opções bem mais saudáveis, gostosas e saudáveis:

Cookies Integrais: Além de saborosos, são fontes de energia, fibras, vitaminas e minerais. Ótimos substitutos dos biscoitos tradicionais, que são altamente calóricos, pobres em nutrientes, contêm alto teor de gorduras saturadas e trans, além de serem elaborados com ingredientes refinados.

Chocolate à base de soja: Adoçados com açúcar orgânico, isentos de colesterol, lactose e glúten. Os chocolates convencionais contêm alto teor de colesterol, açúcares e gorduras saturadas.

Barras de frutas:
Barra totalmente natural feita com frutas e castanhas. Sem corantes, conservantes e açúcar. Rico em fibras.

Snacks integrais: Ao contrário dos tradicionais, os snacks integrais são assados, ricos em fibras e livres de corantes artificiais.

Brownie de Soja: Deliciosa opção de sobremesa, com a vantagem de ser rico em fibras, vitaminas e minerais. Sem lactose e glúten.

Frutas secas: Crocantes, sem adição de açúcar e conservantes, mantendo as características nutricionais, como os teores de vitaminas, minerais e fibras contidos nas frutas.

Paçoca de soja: Além de saborosa, é nutritiva. Fonte de vitaminas do complexo B e fibras.

Sucos de frutas orgânicas: Sem adição de conservantes e corantes. Isentos de fertilizantes químicos e agrotóxicos. Fontes de vitaminas e minerais antioxidantes.

Mais sobre o Mundo Verde

Maior rede de lojas especializadas em produtos naturais e para bem-estar da América Latina, o Mundo Verde oferece conceito em alimentação e não simplesmente alimentos naturais (light, diet, integrais, sem glúten etc.) e orgânicos (livres de agrotóxicos). Os vendedores são treinados para dar informações nutricionais e deixar os consumidores à vontade, em um ambiente que estimula o relaxamento, com música e incensos. A rede também oferece um serviço de orientação nutricional gratuito pelo 0800 0222528. A empresa, que possui 145 lojas em todo o Brasil e franquia em Portugal, também enfatiza os princípios ecológicos, o comércio justo, o consumo consciente e a responsabilidade social, cultural e ambiental