O Natal pode parecer um tema distante para os paulistanos a essa altura do ano, mas shoppings, condomínios e bancos já estão com a decoração natalina praticamente pronta três meses antes da festa. Em outubro, é dado o pontapé inicial para a montagem dos grandes projetos no comércio. Tudo para receber os compradores – ou simplesmente o público apaixonado pela data – com uma decoração impecável. Os responsáveis pelos projetos que tomarão São Paulo respiram Natal o ano inteiro. A decoração do Shopping Iguatemi, por exemplo, começa a ser pensada ainda no primeiro semestre – o projeto é finalizado entre maio e junho. Os 400 metros quadrados de decoração começam a ser montados em outubro. E a inauguração está planejada para ocorrer no início de novembro.
“O desafio é a gente ter a cada ano um tema diferente, se superar, porque a nossa decoração é uma referência na cidade”, afirma Deise Chiaradia, arquiteta e responsável pela decoração do shopping. Segundo ela, o Iguatemi decidiu manter esse ano na decoração de Natal árvores que ocupam o jardim do shopping. Antes, elas eram retiradas para dar lugar ao cenário. “Como são árvores frondosas, nossa ideia é manter esse jardim em caráter permanente. Isso direcionou o tema desse ano.” A gerente de marketing do Shopping Center Norte, Gabriela Baumgart, conta que os primeiros contatos com os fornecedores acontecem entre fevereiro e março. “Em outubro, está tudo pronto e, assim que acaba o Dia das Crianças, começa a montagem. Natal praticamente consome o ano inteiro”, comenta. A data é o maior investimento do ano no shopping, mas a gerente de marketing disse ainda não ter o número fechado de gastos com o Natal deste ano. Além da praça com 300 metros quadrados de cenário, o Center Norte terá oito árvores espalhadas pelo shopping, decoração nas entradas e fachada do prédio e uma árvore de 21 metros de altura no estacionamento. Tudo isso deve ser inaugurado no dia 7 de novembro. “A decoração, além de ser um presente para nossos clientes, é um momento de encantamento”, afirma Gabriela. Nos dois shoppings, o tema da decoração é um segredo guardado a sete chaves. A empresa Companhia do Natal é responsável pela decoração de 32 shoppings em todo o país – ao menos oito no estado de São Paulo. De acordo com a diretora comercial Helena Almeida de Paula, as montagens começam em 10 de outubro e seguem até o fim de novembro. “A essa altura, já tem que estar tudo pronto. Falta apenas uma peça que está na costura ou uma cor de bola que não chegou ainda”, conta. O showroom da empresa para o Natal 2009 foi aberto em fevereiro e funcionou até maio na capital paulista.
Organização
A Avenida Paulista se tornou um ponto de referência de atrações natalinas. Uma das mais visitadas é a decoração do Itaú Personnalité, na esquina com a Alameda Ministro Rocha Azevedo. Segundo a assessoria do banco, o planejamento começa no mês de abril, com definições de fornecedores e diretrizes para o tema. Ao mesmo tempo, são decididas as contratações de serviços de segurança e engenharia, além de pedidos de autorizações do poder público. A montagem começa em novembro.
Também na avenida, o Conjunto Nacional começa a pensar no projeto em fevereiro. “Como é um trabalho artesanal, artístico, começamos em fevereiro a bolar o projeto e liberar, porque a cooperativa trabalha durante o ano todo”, afirma Vilma Peramezza, síndica e gerente geral do condomínio. Desde o Natal de 1999, a decoração do Conjunto Nacional é feita com materiais reciclados. Esse ano, foram recolhidas 10 mil garrafas pet brancas apenas para os arcos gigantes da fachada. As peças são desenhadas pelo artista plástico Sílvio Galvão e produzidas por uma cooperativa que trabalha com coleta seletiva. O tema deste ano é fábrica de brinquedos. “São anjos fabricando brinquedos, com tudo reciclável”, conta Vilma. Ela explica que, na taxa de condomínio, já está previsto o pagamento das despesas com a decoração. “Nosso Natal mais caro saiu R$ 250 mil, dando trabalho para muita gente, falando de coleta seletiva”, diz. O diretor de condomínios da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (Aabic), Omar Anauate, acredita que outubro é o mês em que moradores de edifícios começam a discutir a decoração. “O pessoal começa a pensar agora para iniciar a decorar em meados de novembro”, afirma. Segundo ele, a maioria dos condomínios faz decorações que cabem na cota de despesas eventuais. “Não havendo exagero, isso cabendo na cota de despesas eventuais, não é necessário fazer qualquer tipo de arrecadação”, afirma. Ele acredita que um valor ideal para gastar com a decoração é 5% da arrecadação mensal. Caso o condomínio opte por ter mais gastos com o Natal, ele sugere a realização de uma assembleia sobre o tema.
A assessoria da São Paulo Turismo (SPTuris) informou que a decoração das ruas da capital paulista começa em 29 de novembro. Os projetos são discutidos há três meses e estão em fase de conclusão. Eles devem estar concluídos no final de outubro.
Fonte: G1/ São Paulo