quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Projeto mantém redução do IPI até dezembro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva analisa a hipótese de prorrogar a redução do Imposto sobre Produtos Importados (IPI) dos eletrodomésticos até dezembro. A sugestão foi apresentada pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. "O presidente concorda comigo que a ideia de a redução ir até dezembro é uma boa iniciativa", afirmou o ministro. "Mas ele ainda está analisando a possibilidade."

Pelos números apresentados por Miguel Jorge ao presidente, apenas com a redução do IPI da chamada linha branca aumentaram em 30 mil os empregos indiretos e para 6 mil os diretos, além de atividades em três turnos nas indústrias de todo País. "Tenho defendido que a redução vá até dezembro. O efeito sobre a redução só é percebido um mês e um mês e meio depois, não antes disso", afirmou Jorge.

Em abril, o governo federal decidiu reduzir o IPI de todos os produtos da linha branca: o imposto sobre as geladeiras caiu de 15% para 5%, o dos fogões passou de 5% para zero, o imposto das máquinas de lavar caiu de 20% para 10% e o dos tanquinhos de 10% para zero. A alíquota reduzida para o fogão, os refrigeradores, os tanquinhos e as máquinas de lavar termina no dia 31.

O ministro Miguel Jorge participou, ontem, da cerimônia de posse do novo ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. O embaixador ocupava o cargo de secretário-geral do Ministério de Relações Exteriores.

Fonte: DCI