sábado, 17 de outubro de 2009

Sindilav encomenda à Gouvêa de Souza & MD pesquisa para conhecer perfil e preferências do consumidor final de lavanderias

Resultados de entrevistas com pessoas físicas e jurídicas servirão como base para mudanças e aprimoramento da atuação de empresários do setor

O que pensa o consumidor sobre os serviços prestados por sua lavanderia? O que pode mudar para que o setor satisfaça ainda mais a sua clientela? Para responder essas e outras perguntas, o Sindilav – Sindicato de Lavanderias e Similares do Município de São Paulo e Região, que reúne 3,6 mil empresas de um dos mais importantes setores do país – encomendou a Pesquisa sobre o Usuário Final de Lavanderias à GS&MD – Gouvêa de Souza – Marketing, Varejo e Canais de Distribuição, especializada em consultoria empresarial.

Com regularidade, o Sindilav estimula o aprimoramento do trabalho de seus associados, realizando pesquisas para levantar os mais diversos tipos de informações. “Como nosso mercado tem muito espaço para crescer, é importante identificar o que pensa o consumidor em relação à lavandeira que frequenta e quais suas principais necessidades”, observa Marco Antonio Pires Fernandes, gerente executivo da entidade.

O levantamento, que começa na última semana de outubro, será feito diretamente com o consumidor final dos serviços de lavanderias. “É uma forma de sabermos de maneira imparcial e com a mínima interferência, se ele está satisfeito e o que espera de sua lavanderia preferida”, acrescenta.

Segundo Fernandes, para expandir e se consolidar, o setor ainda carece de informação sobre as preferências de sua clientela. O consumidor final da Grande São Paulo – seja pessoa física ou jurídica – será questionado, por telefone, sobre preço, prazo, atendimento e resultado final, comparados às suas necessidades e expectativas.

No caso de pessoas físicas, será conduzida uma pesquisa domiciliar entre homens e mulheres de 20 a 65 anos, pertencentes às classes sociais A e B, que tenham utilizado serviços de lavanderia pelo menos uma vez nos últimos três meses e que sejam residentes na Grande São Paulo. Serão 800 entrevistados, sendo excluídos os usuários eventuais, que estejam em trânsito. “Queremos avaliar o usuário de lavanderia que utilize os serviços em sua própria cidade”, afirma o dirigente do Sindilav.

Entre pessoas jurídicas, serão investigadas as opiniões dos chamados “decisores” –responsáveis pela escolha da lavanderia – nos segmentos industrial, hospitalar e de hotelaria.

Os resultados das 1.000 entrevistas (800 para o segmento domiciliar; 80 para hotelaria; 80 para o industrial e 40 para o hospitalar) serão divulgados aos associados do Sindilav ainda este ano: “A previsão é que tenhamos a conclusão dos trabalhos em até 60 dias. Será um valioso material que os empresários associados poderão usar como base para mudar e melhorar seus procedimentos e sua atuação no mercado”, garante Fernandes.

Conheça o Sindilav

O Sindilav foi fundado em 1941, em São Paulo. Representa mais de 3.600 lavanderias em 377 municípios do Estado de São Paulo. Nos últimos seis anos, o Sindilav assumiu uma postura mais ativa e empresarial, adequada aos tempos globalizados. Tendo como foco os empresários do segmento de lavanderia, atua para contribuir para a redução de custos administrativos desses estabelecimentos, além do aperfeiçoamento profissional dos funcionários e atualização tecnológica da operação. É filiado à Federação do Comércio do Estado de São Paulo – Fecomercio/SP.

Como todo sindicato patronal, sua atividade está voltada para os macrorrelacionamentos, que envolvem o segmento como um todo, as autoridades legalmente constituídas e, especialmente, o público consumidor. Nesse sentido, na área do governo federal, mantém constante envolvimento com o Ministério do Trabalho e Emprego – TEM (por meio de seu órgão regional, a Delegacia Regional do Trabalho e Emprego – DRTE/SP em São Paulo), objetivando a implementação de normas relativas às questões de saúde ocupacional e segurança do trabalho.

O Sindicato oferece aos associados assessoria jurídica trabalhista e cível, convênio com o Sesc do Brasil – para usufruir de programas educativos, culturais de lazer e esportes - e promove palestras gratuitas nas áreas técnica e trabalhista. Permite ainda que o associado tenha poder de voto em Assembleias Gerais que decidem importantes questões – em geral, solução de problemas e criação de novos meios de expansão e melhora da atividade de lavanderia.