segunda-feira, 5 de outubro de 2009

TeleCheque estima vendas aquecidas no Dia das Crianças

Vendas parceladas com cheques reforçará os resultados

Com a proximidade do Dia das Crianças, lojistas de todo país se preparam para o aumento no volume de clientes e, consequentemente, nas vendas. Segundo a TeleCheque, empresa de verificação de crédito, a estimativa é crescer 84,8% em relação ao mesmo período de 2008 e 73,5% em comparação ao mês de setembro deste ano. "Essa data será muito positiva para o comércio, pois já terá reflexos da retomada da economia pós-crise", destaca José Antônio Praxedes Neto, vice-presidente da TeleCheque. "Para os lojistas, será possível identificar os produtos com maior adesão, as promoções mais atraentes e as formas de pagamento de maior preferência para aplicar no Natal. Além disso, eles poderão aproveitar que os consumidores estão mais confiantes e se arriscar em promoções e parcelamentos", completa.

Esta confiança foi avaliada no índice de adimplência (cheques honrados) no Brasil, levantado em agosto pela TeleCheque: o indíce cresceu de um ano para o outro (vide tabela abaixo) e no mês de agosto totalizou 97,67% de cheques honrados. " O perfil do consumidor brasileiro mudou e ele está mais consciente das vantagens que obtêm ao honrar seus pagamentos. Por esse motivo, conseguiram manter o orçamento durante o ano e poderão fazer novas compras no Dia das Crianças e posteriormente, no Natal", completa.

E para garantir que as vendas sejam feitas com segurança, a TeleCheque recomenda alguns cuidados na hora do recebimento do cheque: solicite sempre um documento de identificação do comprador; não aceite cheques rasurados ou de terceiros; anote um telefone de contato no verso; e utilize sempre o apoio de uma empresa de análise de crédito. "Tomando os cuidados necessários, não há motivos para recusar o cheque. Lojistas e consumidores podem ganhar, pois é um meio de pagamento democrático e, com ele, é possível negociar descontos e prazos de pagamento", conclui o vice-presidente.