segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ABF estima que no final do ano entre 20 e 25 mil novos postos de trabalho devam ser criados

Com a forte expansão do setor de franquias e a retomada da atividade econômica, a Associação Brasileira de Franchising (ABF), prevê para dezembro, um aumento no volume das vendas, em torno de 35%. Com isso, cerca de 25 mil oportunidades de empregos temporários devam ser criadas pelas franquias até o final deste ano.

De acordo com a ABF, as redes admitem que embora as vagas sejam temporárias sempre há possibilidade de efetivação. “O setor está em plena expansão de unidades franqueadas. Mesmo que a efetivação não seja imediata, um bom colaborador nunca é esquecido”, afirma Ricardo Camargo, diretor executivo da Associação.

Dentre as franquias consultadas pela ABF, os setores que mais criarão vagas para atender a demanda de final de ano são do segmento de Alimentação, Acessórios Pessoais e Calçados, Vestuário, Cosmético e Perfumaria, Beleza, Saúde e Produtos Naturais e Bebidas, Cafés, Doces e Salgados.

“É natural que as franquias do setor de serviços (escolas de inglês, informática, limpeza, entre outros) não abram vagas nesse período. Porém, todas as redes que atuam no comércio sentem o aumento do fluxo dos consumidores por conta das compras de final de ano”, completa Camargo.

Atendentes, profissionais de venda, operadores de caixa, estoquistas, auxiliares de produção e gerentes lideram a abertura de vagas. Em relação ao perfil dos candidatos destacam-se jovens dinâmicos entre 18 e 28 anos, com ensino médio completo e disponibilidade de horário. Para algumas oportunidades, não há exigência de experiência.

A rede de acessórios Chilli Beans, por exemplo, disponibilizará 760 vagas. O Habib´s oferecerá 300 oportunidades de emprego. A rede Spoleto, também de alimentação, vai prover 250 vagas. Já o Bob´s terá um aumento de 10% das chances, com a abertura de 1000 vagas. O Boticário e a Depyl Action irão preencher 200 vagas cada uma. A Restaura Jeans e Fábrica di Chocolate abrirão pouco mais de 100 novas oportunidades.

Ricardo Camargo declarou que o setor de franquias está aquecido em todo País. O número de unidades deve crescer em 2009 6% em relação a 2008, revertendo em novos postos de trabalho.

Mais informações: www.portaldofranchising.com.br