sábado, 7 de novembro de 2009

Dúvidas de leitores: Montando uma papelaria

Pergunta enviada por Carine Braz Barbosa Monteiro de Vianópolis (GO)

Bom dia!

Estava olhando o blog "Falando de Varejo" e vi que vocês esclarecem varias dúvidas dos leitores. Então resolvi mandar este e-mail para se possível, também esclarecer as minhas.

Eu estou planejando montar uma papelaria que atenderá escolas e escritórios inicialmente, com preços mais acessíveis aos clientes e tenho dúvidas quanto a parte de merchandising de papelarias, sobre como devo expor meus produtos de forma atraente para o cliente, que estratégia devo utilizar para conquistá-los.

Outra coisa, escolhi o nome da empresa, (pelo menos uma idéia que tive), quanto ao nome da papelaria: PAPELARIA ARCO-IRIS, mas gostaria de uma sugestão de logomarca para minha empresa, cores, formatos, etc.E que cor devo usar para pintura, tanto interna quando externa? E que layout devo utilizar?
Desde já agradeço.
Gostei muito do blog, me ajudou a tirar muitas dúvidas, parabéns!

Atenciosamente,
Carine Braz Barbosa Monteiro

Olá Carine

Sim ! Atendemos às dúvida enviadas com o maior prazer ! Nosso intuito é tentar fortalecer o pequeno varejista.

Apenas para esclarecer não somente à você, mas também a outros leitores, nossa única exceção é que não montamos ou apresentamos projetos. Sendo assim, fico lhe devendo sobre a proposta de logotipo solicitada.

Começando pelo nome, acredito que este é um nome muito interessante, lúdico, o qual poderá ser refletido em um ambiente de loja bem interessante, principalmente se você for mais focada na parte escolar do que de escritório. Um pouco de alegria no ponto de venda sempre é interessante e pode até mesmo ser um grande diferencial em seu ponto de venda.

Normalmente, para ambientes pequenos ou estreitos você precisará de cores claras para criar amplitude e potência ao seu ponto-de-venda. Para ambientes grandes, você pode abusar um pouco de cores mais escuras, de preferências em tonalidades mais naturais.

Em termos de conceito de exposição, para lojas de perfil popular, vale a pena estudar em nossa seção de “Manual de Merchandising” o conceito de potência. Ele é a chave de consumo para este perfil de consumidor. Crie sempre a sensação de oportunidade única de compra, com boas pilhas de produtos, estantes abarrotadas e preços com splashes convidativos.

Caso a loja possua um perfil mais elitizado, pode-se buscar até mesmo a exposição mais isolada de alguns produtos. Busque expor produtos nobres e exclusivos no mercado. A exclusividade ou a qualidade dos produtos que você vende passa a ser tornar um grande diferencial.

Pelo que analiso em diversas papelarias, em termos de sugestão de mix de produtos, vale a pena você apostar nos segmentos de informática e até mesmo de venda de livros didáticos ou best-sellers de negócios. São dois tipos de negócios que podem funcionar muito bem em um mesmo ambiente de papelaria, além dos produtos de armarinhos, que podem ter boa saída, principalmente se estiver em um bairro residencial.

Em termos de layout, não há muito o que dizer, sem analisar o espaço físico. Mesmo em lojas franqueadas, de layouts praticamente engessados, há sempre uma variação de posição de mobiliários e produtos em função do ambiente de implantação do ponto-de-venda. Não há magia. Entretanto, lhe aconselho a:

Produtos de oferta ou lançamento: frente de loja
Balcão de atendimento: Lateral ou fundo da loja (quando não houver problemas em questão de segurança)
Produtos de destino, como papel, cartuchos de tinta ou similares: fundo da loja

Aconselho a analisar em nossa seção “Layout” algumas sugestões que talvez sejam interessantes para seu negócio.

Espero ter lhe ajudado

Um grande abraço,

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
www.falandodevarejo.com.br