quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Dúvidas de leitores: Store-in-store

Pergunta enviada pelo leitor Daniel Augusto, da Home Center TendTudo - Materias para construção

Boa tarde Caio!

Procuro informações sobre lojas no conceito store-in-store, no ramo de varejo de materiais de construção, no Brasil ou no exterior.
Você saberia informar o nome de alguma loja nesse modelo?

Obrigado
Daniel Augusto

Ger. Projetos

Olá Daniel.

Realmente a questão do store-in-store é uma grande tendência que pode ser vista sob dois ângulos dentro do varejo de materiais de construção.

No primeiro conceito, podemos analisar o store-in-store como uma evolução da departamentalização de produtos.

Ao invés de apenas agrupar produtos de uma mesma categoria, diversas redes, principalmente os grandes players como C&C Casa e Construção, Leroy Merlin e Telhanorte, vem utilizando o conceito de store-in-store para criar e agrupar soluções ao consumidor. Assim sendo, metais, revestimentos e louças por exemplo, estão quase sempre juntas, em uma verdadeira "loja à parte" da própria loja. Tudo organizado de maneira a reunir em um mesmo espaço tudo o que o consumidor procura.

De outro modo, de maneira prática, algumas lojas utilizam o conceito de store-in-store não para expor produtos de indústrias em si, como no caso dos grandes magazines, mas sim, para expor dentro do próprio espaço de venda, alguns produtos e serviços não comercializados pela própria loja, como no caso de portões automáticos, boxes de vidro, carpetes de madeira entre outros. Além de servir como uma opção complementar às compras de seus consumidores, ao mesmo tempo este tipo de ação também ajuda a render uma verba extra ao ponto-de-venda, por na maioria das vezes se tratar de pontos locados. Como exemplo, praticamente todos os home-centers.

Quanto a questão de store-in-store no modelo mais clássico, onde uma industria apresenta seus produtos em um espaço semi-aberto dentro do próprio ponto-de-venda, acredito que este seja um conceito que já se encontra em grande utilização há um bom tempo. Veja, por exemplo, o trabalho que industrias como Suvinil (Tintas), Sassazaki (Esquadrias), Deca (Louças e Metais), realiza em algumas lojas, com displays e ambientações próprias. Acredito que todas se enquadram nesse modelo.

Espero ter lhe ajudado.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://www.falandodevarejo.com.br/