segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A hora e a vez do Neoconsumidor

GS&MD – Gouvêa de Souza lança obra inédita acompanhada de estudo sobre o consumidor multicanal global

Consumidores cada vez mais bem educados e informados e com instrumentos cada vez mais poderosos de atualização, comparação e avaliação, trocando informações e percepções entre si, precipitam o desenho de uma nova realidade. Estamos falando do Neoconsumidor.

O conceito de Neoconsumidor vem sendo delineado nos últimos dez anos, por conta das mudanças nos hábitos de consumo e das formas de relacionamento entre o varejo e os consumidores. Mudanças que foram fortemente motivadas pela adoção de tecnologias digitais, como internet e celular.

No livro recém-lançado pela GS&MD - Gouvêa de Souza, “Neoconsumidor digital, multicanal & global”, o autor Marcos Gouvêa de Souza e seus convidados Alberto Serrentino, Daniela Siaulys, João Rios, John Strand, Luiz Goes, Pedro Guasti e Renato Müller falam sobre as múltiplas possibilidades de acesso e escolha oferecidas ao consumidor global, que transformam o mercado de uma maneira estrutural e irreversível, ao colocar a preferência pessoal acima de qualquer outra contingência.

Somado a essa transformação, é apresentado um cenário de maturidade da convergência de mídias e canais que o celular acrescenta ao conjunto de alternativas existentes. Graças aos avanços da tecnologia da comunicação, logística e informação, as limitações se tornaram mínimas.
“O que assistimos no momento é o início de um ciclo de experimentação e aprendizagem para o consumidor e um ciclo de vida de um novo canal de vendas e relacionamento para produtos, serviços e marcas, com um potencial transformador muito maior que aquele gerado pela internet”, explica Marcos Gouvêa de Souza.

O poder revolucionário de mudança que o celular, integrado com outros canais de distribuição, promoção e vendas, desencadeará em todo mundo irá desenhar uma nova estrutura e uma nova lógica nas relações entre marcas, produtos e serviços em todo o mundo. E estamos apenas vivendo o momento inicial de todo esse processo.

No livro está a síntese inicial de tudo que permeia a importância estratégica do consumidor digital, multicanal e global. “O tema Neoconsumidor se tornará ainda mais relevante e o monitoramento do comportamento desse consumidor será vital para o mundo dos negócios”, explica Gouvêa.

Os Neoconsumidores estão tornando-se crescentemente multicanais e digitais e ditarão a velocidade e forma com a qual os varejistas deverão integrar canais. Para os consumidores, o acesso à internet banda larga, a mobilidade em alta velocidade e as redes sociais os tornam multicanais, que podem comprar realmente onde, quando e como quiserem. É fato: no cenário global 52% dos Neoconsumidores já consultam a internet antes de irem às lojas, e no Brasil, esse número chega a 73%. E, mais rápido do que se possa imaginar, todos esses instrumentos de comparação e avaliação poderão ser usados dentro das lojas, a partir dos celulares usados pelos consumidores.

Imaginar que possam ser mantidas as mesmas práticas, processos, design, atendimento, serviços, localização, layout, relacionamento, preços, condições e informações nos pontos de vendas para atender o Neoconsumidor será uma miopia incorrigível que, se não percebida a tempo, poderá contaminar todo o negócio. Uma simples questão de ótica e tempo.

Entre os subtemas tratados com riqueza de detalhes, apresentação de cases de sucesso e linguagem acessível estão: a evolução rumo ao Neoconsumidor; Multicanal; E-commerce; Varejo Multicanal 2.0; T-commerce: a televisão como canal de vendas; M-commerce: convergência, fronteiras, perspectivas e oportunidades; Neovarejo: a evolução genética do Multivarejo; e Visão do futuro: as possibilidades do varejo no mercado MVNO (Mobile Virtual Network Operator, que consiste em operações de telefonia celular desenvolvidas com a marca dos varejistas, em parceria com as empresas de telecomunicações). Outro destaque vai para o Estudo mundial sobre o Neoconsumidor, realizado em 11 países em parceria com o Grupo Ebeltoft (aliança internacional de empresas de consultorias em varejo), que traz, de forma completa, o universo do consumidor digital e seus multicanais de compra.

Pré-venda até 30/11 (versão especial e exclusiva em capa dura): (11) 3405-6666 ou publicacoes@gsmd.com.br