terça-feira, 17 de novembro de 2009

Plastrom Sensormatic intensifica vendas de Contador de Fluxo de Clientes

Tecnologia possibilita melhor gestão, maior rentabilidade e mais segurança aos varejistas

Com a proximidade do Natal e o aumento do fluxo de pessoas em lojas e redes de varejo de todo o país, saber quem são os clientes, como atendê-los, o que fazer para melhorar a gestão, qual é o ticket médio gasto etc são informações valiosas, que podem trazer maior rentabilidade e segurança aos varejistas. Por conta disso, o "Contador de Fluxo de Clientes", solução de gestão da Virtual Gate, comercializada pela Plastrom Sensormatic, empresa especializada em soluções eletrônicas de segurança, tem tido grande demanda neste final de ano.

O Contador de Fluxo de Clientes é uma solução composta por um software e câmeras de vigilância modernas, que possuem interface robusta, eliminam ruídos, são de longo alcance e funcionam sob insolação. Por meio dessas câmeras, o equipamento rastreia discretamente os movimentos dos clientes nas lojas para depois transmiti-los, validá-los e armazená-los em um ambiente web simples, de fácil navegação e compreensão, permitindo análises remotas, em tempo real. "A ferramenta traz dados minuciosos referentes ao desempenho da equipe, taxa de conversão, formato da loja, efetividade das estratégias de marketing, aumento do ticket médio e todas as informações que ajudam o lojista na tomada de decisão", detalha Luciano Bottura, gerente de produtos da Plastrom Sensormatic, completando que ela ainda identifica, hora a hora, quantos clientes entram e saem dos estabelecimentos, qual o movimento que fazem e quanto tempo permanecem no local. "Quando essas informações são cruzadas com as vendas, é possível saber quantos consumidores compraram e qual foi a taxa de conversão obtida e o que fazer para melhorá-la", explica.

Para os varejistas, especialmente com as vendas de Natal, esse tipo de informação é ideal para gerir melhor o negócio e, consequentemente, aumentar a rentabilidade. Muitas vezes, eles investem em vitrines, promoções, mais funcionários e o resultado em vendas não são satisfatórios. Ao analisar o comportamento dos clientes, descobrem que os produtos não estão colocados no lugar de maior visitação ou os funcionários não estão sufientemente treinados ou ainda há poucos em horários de pico, não sendo capazes de atender à demanda. "Com essa análise minuciosa e remota, os varejistas podem tomar decisões mais rapidamente, garantindo um maior fluxo de caixa. Por essa razão, a expectativa é que as vendas da solução continuem aumentando em curto prazo", observa Bottura.

Como funciona?

O Contador de Fluxo de Clientes é uma solução composta por um software e câmeras de vigilância usadas junto com concentradores que apresentam no-breaks integrados e funcionam em múltiplas formas de conexão - discado, banda-larga, rede local, WiFi e GPRS (GSM), podendo ser configurados e mantidos remotamente.O funcionamento é simples: as informações obtidas pelas câmeras são repassadas automaticamente do concentrador para o Data Center da Virtual Gate, sem a necessidade de comando do usuário. "O Data Center valida os dados de acordo com os parâmetros preestabelecidos com o lojista e a partir daí, as informações passam por uma validação, assegurando que fatores externos não interfiram na qualidade do resultado final", detalha o gerente.

Após esse processo, os gestores podem, pela web, fazer comparações, análises e monitorar o impacto de suas ações. "Eles também podem usar relatórios próprios, padronizados internamente, pois o sistema permite importá-los para softwares padrões como o Excel. Além disso, em caso de queda de energia, a segurança é garantida, uma vez que há um equipamento pronto e disponível para fazer o gerenciamento e o backup, quando necessário", finaliza Bottura.Os interessados em adquirir ou obter mais detalhes sobre o Contador de Fluxo de Clientes devem entrar em contato com a Plastrom Sensormatic pelo telefone (11) 4166-4400.